AFILAMENTO CONDRAL

Afilamento condral é uma expressão bastante comum encontrada em laudos de exames de ressonância magnética do joelho. Afilamento condral significa que a espessura da cartilagem está dimunuída. A diminuição da espessura da cartilagem tem relação direta com a degeneração do tecido condral, ou seja, a cartilagem está se desgastando. Existem vários motivos que podem levar a cartilagem do joelho a se degenerar. A cartilagem do joelho das crianças é mais espessa do que a cartilagem do joelho de adultos e idosos. Uma vida inteira caminhando, fazendo exercícios e movimentado os joelhos leva naturalmente ao adelgaçamento da cartilagem.

AFILAMENTO CONDRAL

Afilamento condral é o afinamento da cartilagem hialina. A expressão afilamento condral é bastante comum em laudos de exames de ressonância magnética do joelho. O médico radiologista informa, no laudo do exame, que existe afilamento condral quando a espessura da cartilagem do joelho é menor do que o esperado, ou seja, a cartilagem está mais fina. O afilamento condral pode acometer a cartilagem do fêmur, da tíbia e/ou da patela. O afilamento condral é mais comumente identificado em joelhos com artrose. O afilamento da cartilagem é identificado no exame de ressonância magnética, que é o exame de imagem que mostra a cartilagem com nitidez. Exames como RX e tomografia computadorizada não mostram a cartilagem. Nesses exames o afilamento da cartilagem é identificado pela redução do espaço articular entre os ossos.

AFILAMENTO DA CARTILAGEM DO JOELHO

CARTILAGEM

A cartilagem é o tecido branco e brilhante que reveste os ossos que se articulam dentro de uma articulação sinovial. No joelho existe cartilagem revestindo o fêmur, a tíbia e a patela. É a cartilagem que permite os movimentos entre os ossos, dentro de uma articulação, com o mínimo de atrito. A cartilagem é um tecido histológico bastante delicado. Doenças, traumatismos ou alterações biomecânicas do joelho podem levar a cartilagem a se degenerar. A degeneração da cartilagem é característica da doença chamada artrose. A artrose é a doença que mais acomete o joelho. O problema da degeneração da cartilagem é que ela não tem capacidade de regeneração. Lesões e desgastes na cartilagem costumam ser irreversíveis.

ARTROSE

Artrose é a doença caracterizada pela degeneração da cartilagem. A cartilagem do joelho pode se degenerar por diversos motivos. A artrose é a doença que mais acomete o joelho. Ela é mais comum em pessoas com mais de 60 anos de idade. Dor, inchaço e rangidos são os sintomas mais comuns da artrose do joelho. O processo degenerativo da cartilagem começa com o seu amolecimento. Com o passar do tempo a cartilagem vai ficando cada vez mais fina até chegar no ponto de exposição do osso subcondral. Redução do espaço articular, osteófitos, geodos e esclerose subcondral são sinais radiológicos da artrose do joelho.