
TRATAMENTOS CONSERVADORES PARA O JOELHO
Tratamentos conservadores para o joelho são abordagens terapêuticas que buscam curar e reabilitar a articulação sem recorrer a cirurgias. Esses tratamentos não são invasivos como uma intervenção cirúrgica e priorizam métodos que estimulam a recuperação natural do corpo, corrigem disfunções mecânicas e controlam a dor e a inflamação de forma externa ou medicamentosa. A ortopedia é uma especialidade médica cirúrgica, mas as cirurgias devem ser sempre o último recurso. Os tratamentos conservadores, sempre que possível, devem ser a primeira opção no tratamento das lesões e doenças do joelho. Os tratamentos conservadores para o joelho evoluíram muito nos últimos anos. Hoje dispomos de protocolos avançados que combinam biotecnologia, fisioterapia de elite e mudanças de estilo de vida que podem postergar ou até mesmo eliminar a necessidade de uma cirurgia.
TRATAMENTOS CONSERVADORES PARA O JOELHO
Tratamentos conservadores para o joelho são todas as abordagens terapêuticas que não envolvem cortes ou intervenções cirúrgicas na articulação. Os objetivos principais de um tratamento conservador para o joelho são: aliviar a dor, restaurar a função e fortalecer a musculatura. Este tipo de abordagem é indicado para a maioria dos problemas do joelho como condromalácia, artrose, condropatias, tendinites, bursites, lesões ligamentares leves e contusões.
PILARES DO TRATAMENTO CONSERVADOR
Para que a reabilitação do joelho seja eficaz, ela deve ser abordada de forma multidisciplinar. Existem 4 pilares que são a base dos tratamentos conservadores para o joelho: fisioterapia, viscossuplementação, gestão metabólica e educação comportamental.
FISIOTERAPIA
A fisioterapia moderna utiliza o movimento articular controlado como principal ferramenta de cura. Fortalecimento muscular seletivo e estrutural, além de treino de propriocepção e controle motor, são fundamentais para a recuperação de um joelho lesionado.

VISCOSSUPLEMENTAÇÃO
A viscossuplementação é o tratamento que consiste na infiltração intra-articular no joelho de medicamentos à base de ácido hialurônico. As aplicações servem para lubrificação mecânica da articulação, hidratação e proteção da cartilagem e diminuição da inflamação.
GESTÃO METABÓLICA
O joelho é uma articulação que suporta o peso do corpo. Pessoas com sobrepeso ou obesas têm os seus joelhos sobrecarregados. A redução estratégica do peso corporal para otimização do IMC ( índice de massa corporal ) é uma intervenção poderosa para diminuir a sobrecarga articular nos joelhos. A gestão metabólica é feita através de dietas e, quando necessário, do uso de medicamentos emagrecedores.
EDUCAÇÃO COMPORTAMENTAL
A educação comportamental orienta o paciente sobre como evitar os movimentos que geram sobrecarga excessiva nos joelhos, como melhorar a ergonomia no local de trabalho, como escolher os calçados mais adequados para absorção de impactos e o respeito aos períodos de recuperação entre os treinos.
BENEFÍCIOS DOS TRATAMENTOS CONSERVADORES
Os tratamentos conservadores para o joelho têm algumas vantagens para o paciente: risco zero de infecção hospitalar, custo mais baixo do que uma cirurgia, manutenção da anatomia e da fisiologia naturais da articulação e recuperação ativa, ou seja, sem necessidade de longos períodos de imobilização.
QUANDO O TRATAMENTO CONSERVADOR FALHA?
O tratamento conservador é tentado, geralmente, por um período de 12 a 24 semanas. Se após esse período o paciente ainda apresenta dor incapacitante ou instabilidade articular que impede as atividades básicas da vida diária, a cirurgia pode passar a ser considerada. Mesmo que uma cirurgia seja necessária no futuro, um paciente que realizou um bom tratamento conservador chega ao centro cirúrgico com músculos mais fortes, o que garante uma recuperação pós-operatória melhor e muito mais rápida.