
DOR NO JOELHO E FEBRE
Dor no joelho e febre é uma combinação que pode ser um sinal de alerta para condições médicas mais sérias do que uma simples inflamação. Dor no joelho é um sintoma relativamente comum e pode acometer pessoas de todas as idades. Mas a presença de febre associada com a dor no joelho pode indicar uma condição médica séria que exige avaliação médica imediata. A artrite séptica do joelho, por exemplo, que é a infecção do espaço articular, é uma emergência médica que exige diagnóstico e tratamento imediatos. A articulação pode ser destruída em poucas horas se a infecção não for tratada com rapidez. A combinação de dor no joelho e febre pode, em algumas situações, ter consequências devastadoras.
DOR NO JOELHO E FEBRE
Dor no joelho é um sintoma bastante comum, que pode afetar pessoas de todas as idades, e pode estar relacionado a várias condições médicas como lesões, inflamações, desgaste articular e doenças autoimunes. Febre é o aumento temporário da temperatura corporal. Geralmente a febre é uma resposta do organismo a uma infecção ou inflamação. É um sinal clínico que significa que o corpo está lutando contra uma condição anormal. A temperatura média normal do corpo humano varia de 36,5˚C a 37˚C. Considera-se com febre o indivíduo cuja temperatura corporal está acima de 37,5˚C. A combinação de dor no joelho e febre não é comum e costuma estar relacionada a condições médicas graves. As causas mais comuns da associação de dor na articulação do joelho com febre são: artrite séptica, bursite infecciosa, infecções sistêmicas e doenças reumatológicas.

ARTRITE SÉPTICA
Artrite séptica, também conhecida como artrite infecciosa ou pioartrite, é a infecção dos tecidos ou do líquido sinovial de uma articulação. A artrite séptica é considerada uma emergência ortopédica porque, se não diagnosticada e tratada rapidamente, a infecção pode destruir a articulação, provocando sequelas graves permanentes. A artrite séptica do joelho normalmente é causada por bactérias e pode acontecer por causa de ferimentos no joelho, infecções em outras partes do corpo e/ou após cirurgias. Dor intensa no joelho, inchaço, vermelhidão, dificuldade para movimentar a perna e febre alta, normalmente acima de 38,5˚C, são os sintomas comuns de artrite séptica.
BURSITE INFECCIOSA
Bursite infecciosa é a infecção de uma bursa. Bursas são pequenas bolsas sinoviais localizadas em várias partes do nosso corpo. Elas são preenchidas com líquido sinovial e localizam-se em pontos onde músculos e tendões atritam com os ossos. A finalidade de uma bursa é facilitar o movimento, diminuindo o atrito entre as estruturas. Ao redor do joelho existe cerca de 14 bursas. Uma bursa pode se tornar infectada se for invadida por microrganismos. A bursite infecciosa mais comum no joelho é a que acomete a bursa pré-patelar, que é a bursa localizada na frente do joelho entre a pele e a patela. Dor, calor local, vermelhidão e inchaço visível na frente do joelho, associados à febre moderada ou alta, são os sintomas da bursite infecciosa no joelho.
INFECÇÕES SISTÊMICAS
Infecções sistêmicas podem causar a associação de febre com dor no joelho, especialmente em crianças e adolescentes. Hepatites virais, doença de Lyme, HIV, endocardite infecciosa, leptospirose, brucelose, tuberculose, mononucleose, dengue, zika, chikungunya, citomegalovírus, parvovírus e osteomielite são exemplos de infecções sistêmicas que podem provocar dor no joelho e febre. Nos casos de infecções sistêmicas, mal-estar geral, dores musculares, fadiga e perda de apetite são os sintomas associados à dor no joelho e à febre.

DOENÇAS REUMATOLÓGICAS
Várias doenças reumatológicas podem causar dor no joelho e febre. Lúpus, febre reumática e artrite idiopática juvenil são os exemplos mais comuns dessas doenças. Tratam-se de condições autoimunes que podem afetar outras articulações além do joelho, podendo também provocar sintomas sistêmicos como manchas na pele, cansaço extremo e inflamação em vários órgãos internos.
ESPECIALISTA
Pacientes com dor no joelho e febre ao mesmo tempo devem consultar um médico ortopedista especialista em joelho para diagnóstico e tratamento da condição médica que está provocando esses sintomas. A situação mais preocupante é a presença de uma infecção no joelho, que é considerada uma emergência ortopédica porque pode destruir a articulação se não for diagnosticada e tratada rapidamente.