DOR NO JOELHO NO PILATES

DOR NO JOELHO NO PILATES

Dor no joelho no Pilates é uma queixa bastante frequente entre os praticantes desse tipo de atividade física e pode ter várias causas. O Pilates é uma forma de atividade física criada por Joseph Pilates no início do século XX. A prática se popularizou no mundo todo e hoje muitas pessoas praticam Pilates devido aos seus benefícios para melhora da postura, ganho de força muscular e aumento da mobilidade. Pilates pode ser prescrito até para a reabilitação do joelho após lesões e/ou cirurgias. Mas, apesar de todos os benefícios, existem pessoas que se queixam de dor no joelho durante ou após a prática dos exercícios do Pilates. Por que isso acontece?

DOR NO JOELHO NO PILATES

Joseph Pilates criou um método de exercício físico e mental que combina movimentos controlados, respiração consciente e foco na postura para promover o fortalecimento e o alongamento muscular, o equilíbrio e a consciência corporal e a prevenção de lesões. O método se difundiu pelo mundo todo e hoje é praticado por milhões de pessoas. Uma queixa relativamente comum entre os praticantes de Pilates é dor no joelho. A dor no joelho pode surgir durante ou depois da prática dos exercícios do Pilates. Não é normal sentir dor no joelho. Esse sintoma indica que alguma coisa não está bem na articulação. Entender as causas da dor no joelho no Pilates, como evitá-la e como tratá-la com os próprios exercícios do Pilates é fundamental para o médico ortopedista especialista em joelho, o instrutor de Pilates e o paciente que se queixa de dor no joelho quando faz Pilates. É possível aliviar e prevenir a dor no joelho durante os exercícios, desde que identificada a sua causa.

PILATES E DOR NO JOELHO

O QUE PODE CAUSAR DOR NO JOELHO DURANTE O PILATES?

O Pilates é considerado um exercício de baixo impacto e, mesmo assim, algumas pessoas relatam desconforto ou dor nos joelhos durante as aulas. Existem várias causas possíveis para o aparecimento da dor. As mais comuns são: mau alinhamento durante os exercícios, fraqueza muscular, falta de alongamento muscular, lesões pré-existentes e falta de orientação profissional. A execução inadequada de certos movimentos do Pilates pode sobrecarregar o joelho. A falta de força dos músculos do joelho pode levar a uma compensação excessiva que provoca dor no joelho. Pacientes que têm doenças ou já sofreram lesões e/ou cirurgia no joelho podem sentir dor ao realizar determinados movimentos. Isso é muito frequente em quem tem artrose, condromalácia patelar, lesão meniscal e lesão ligamentar. Pilates deve ser praticado sob a supervisão de um instrutor qualificado, principalmente se o aluno tem histórico anterior de algum problema no joelho.

PILATES CAUSA OU TRATA DOR NO JOELHO?

Essa é uma dúvida frequente. Pilates pode provocar dor no joelho e, ao mesmo tempo, pode ser indicado para o tratamento das causas do mesmo sintoma. Tudo vai depender dos objetivos da prescrição do Pilates e de como a prática dos exercícios é conduzida. Quando feito de forma correta e personalizada, com orientação de um instrutor, o Pilates não deve provocar dor e, inclusive, ajuda no tratamento e na reabilitação do joelho. Por ser um método que enfatiza o alinhamento postural, o controle dos movimentos e o fortalecimento muscular, o Pilates é bastante eficaz para aliviar a sobrecarga no joelho, mas alguns exercícios podem ter efeito contrário e sobrecarregar a articulação durante a sua execução. Daí a necessidade de um instrutor qualificado para orientar o aluno durante a prática do Pilates, principalmente aqueles que têm diagnosticado algum problema no joelho.

DOR NO JOELHO PILATES

BENEFÍCIOS DO PILATES PARA O JOELHO

O Pilates oferece uma série de benefícios para a articulação do joelho, tanto do joelho saudável quanto do joelho com problema ortopédico diagnosticado. Os principais benefícios são: alongar, fortalecer e corrigir desequilíbrios dos músculos do joelho, melhorar a amplitude de movimentos da articulação sem provocar sobrecarga articular, melhorar a propriocepção e a possibilidade de adaptações específicas dos exercícios para diferentes patologias e níveis de dor.

DICAS PARA EVITAR DOR NO JOELHO NO PILATES

A prática do Pilates deve ser feita sempre com orientação de um instrutor qualificado, normalmente um fisioterapeuta ou educador físico que fez especialização na área. Informar o instrutor sobre dores, doenças e lesões prévias no joelho, dar atenção ao alinhamento dos joelhos durante os exercícios, evitar os movimentos que provocam desconforto acentuado ou dor, priorizar a qualidade dos movimentos e não o número de repetições e usar acessórios como bolas, faixas elásticas e rolos para diminuir a pressão sobre a articulação do joelho são alguns dos cuidados que o aluno de Pilates deve observar durante as suas aulas.