PILATES NA REABILITAÇÃO DO JOELHO

PILATES NA REABILITAÇÃO DO JOELHO

As lesões nos joelhos estão entre as mais comuns lesões ortopédicas. A fisioterapia costuma fazer parte do tratamento da maioria dessas lesões. Fisioterapeutas com formação em Pilates têm um papel muito importante na recuperação de pacientes com lesões no joelho. Pilates no pós-operatório das cirurgias de menisco e do ligamento cruzado anterior, por exemplo, resulta em uma recuperação melhor e mais rápida do joelho operado.

MÉTODO PILATES

O Pilates foi criado por um alemão chamado Joseph Pilates, em 1.920, e consiste numa série de exercícios que podem ser realizados com ou sem aparelhos. Muitos educadores físicos e fisioterapeutas se especializam na técnica e a empregam nas suas áreas profissionais.

REABILITAÇÃO DO JOELHO

Movimentos do Pilates podem ser empregados especificamente para a reabilitação de joelhos lesionados e/ou que tiveram que passar por uma cirurgia. O método Pilates é muito interessante e efetivo. São vários exercícios que ajudam o paciente a melhorar a artrocinemática da articulação do joelho que está sendo reabilitada. Ganho de amplitude de movimento, fortalecimento de todos os grupos musculares, bem como o alongamento equilibrado dessas cadeias musculares, são muito efetivos com o exercícios do Pilates. A propriocepção também pode ser significativamente melhorada. Aos poucos os pacientes que estão se recuperando começam a ganhar maior confiança nos seus joelhos, até o ponto em que conseguem soltar todo o peso do corpo sobre a articulação e reproduzir todos os movimentos fisiológicos sem dor. Atletas são muito beneficiados quando fazem reabilitação dos seus joelhos com Pilates porque o retorno às atividades esportivas ocorre mais rápido.

ESPECIALISTAS

Eu indico para meus pacientes a reabilitação do joelho com fisioterapeutas especialistas em Pilates.

WhatsApp
(41) 98824-3384