VITILIGO NO JOELHO

VITILIGO NO JOELHO

Vitiligo no joelho é uma doença dermatológica caracterizada por manchas brancas devido à descoloração da pele. As manchas podem estar isoladas ou espalhadas pelo corpo. Os joelhos são um dos locais comuns de manifestação do vitiligo. Vitiligo é uma doença não transmissível e que não provoca adoecimento do corpo.

VITILIGO NO JOELHO

Vitiligo no joelho é uma doença crônica da pele que se manifesta na forma de manchas esbranquiçadas na região da articulação. O vitiligo é uma doença dermatológica, não transmissível e que não provoca o adoecimento do paciente. As manchas esbranquiçadas do vitiligo são provocadas pela destruição dos melanócitos, as células da pele produtoras da melanina. A melanina é o pigmento que dá cor à pele. As manchas esbranquiçadas do vitiligo no joelho são bem delimitadas. A doença não apresenta nenhum outro sintoma além das manchas claras. As manchas do vitiligo podem aparecer espontaneamente ou depois de um machucado ou queimadura do sol. Até o presente momento não se sabe quais são as causas da doença. Há suspeita de que haja algum envolvimento genético e/ou alteração no sistema imunológico do paciente. Parece existir um comprometimento familiar, mas nem todas as pessoas de uma família desenvolvem vitiligo. Existe uma relação direta da doença com a saúde emocional do paciente. Ansiedade, depressão e estresse podem desencadear o vitiligo. As manchas esbranquiçadas do vitiligo não doem nem coçam. Elas costumam aparecer entre os 20 e 30 anos de idade, afeta igualmente homens e mulheres e pessoas de todas as raças. Pessoas brancas e negras podem desenvolver vitiligo. As manchas podem estar isoladas ou espalhadas pelo corpo. A região dos joelhos é uma das regiões do corpo onde o vitiligo mais se manifesta.

VITILIGO JOELHO

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico de vitiligo no joelho é feito clinicamente pelo médico dermatologista. Uma lâmpada fluorescente ultravioleta é usada para localização das manchas na pele. Biópsia da pele raramente é necessária.

TRATAMENTO

Não existe ainda cura definitiva para o vitiligo no joelho. A doença pode ser controlada através de vários tratamentos. Existem medicamentos que podem ser aplicados diretamente nas manchas e medicamentos para serem tomados por via oral. A fototerapia pode ajudar na repigmentação das áreas descoloridas.

ESPECIALISTA

O paciente que apresenta manchas esbranquiçadas no joelho deve consultar um médico dermatologista para que a causa das manchas seja diagnosticada e o tratamento correto seja instituído.