REFLEXO PATELAR

REFLEXO PATELAR

Reflexo patelar, também conhecido como reflexo do joelho, é um dos reflexos testados durante um exame ortopédico ou neurológico. Ele é mais conhecido como aquele exame em que o médico bate com um martelinho no joelho e a perna reage como se estivesse dando um chute. Vários reflexos são testados durante o exame físico do paciente e alterações nos reflexos podem ajudar no diagnóstico de doenças e lesões envolvendo o sistema nervoso.

REFLEXO PATELAR

O reflexo patelar é classificado como sendo um reflexo proprioceptivo, miotático, profundo e apendicular do membro inferior. Reflexo proprioceptivo miotático é aquele que envolve músculos e tendões. Reflexo profundo se refere ao fato de o reflexo patelar acontecer ao se percutir o tendão patelar. No exame do reflexo patelar são avaliados clinicamente o nervo femoral e o segmento de L2 a L4 da medula espinhal. O nervo femoral é um dos nervos do joelho. No exame do reflexo patelar o que está sendo avaliado é o sistema nervoso e não a articulação do joelho. Uma leve batida no tendão patelar estimula receptores sensitivos criando um impulso nervoso. Esse impulso nervoso viaja ao longo do nervo femoral até os segmentos L2-L3-L4 da medula espinhal. Na medula espinhal o estímulo nervoso é transferido do nervo sensitivo para o nervo motor. O nervo motor transmite o impulso nervoso para o músculo quadríceps que se contrai como resposta. Esse processo de estímulo-reação é conhecido como arco reflexo e acontece sem a participação do encéfalo. A avaliação do reflexo patelar pode ajudar no diagnóstico de doenças neurológicas, neuropatias e radiculopatias.

ARCO REFLEXO

ARCO REFLEXO

Arco reflexo é uma reação rápida do corpo, que não depende do cérebro, e que acontece após determinado estímulo. O arco reflexo é uma reação inconsciente do corpo. Ao encostar a mão num objeto muito quente nós imediatamente retiramos a mão, antes mesmo de sentir a dor da queimadura. Ao encostar o dedo na ponta de uma agulha nós imediatamente tiramos o dedo da agulha, antes mesmo da agulha furar o dedo. Os elementos que formam o arco reflexo, responsável pela resposta medular típica, tem os seguintes componentes: receptores nervosos, nervo sensitivo, medula espinhal, nervo motor e órgão efetuador. O arco reflexo é a resposta imediata, inconsciente, ao estímulo de um nervo sensitivo.

COMO TESTAR O REFLEXO PATELAR

O paciente deve estar sentado com as pernas relaxadas e penduradas para fora da maca de exame. O médico, usando um martelo de reflexos, dá uma leve pancada no tendão patelar. A reação esperada é uma contração do músculo quadríceps femoral que fará com que a perna se desloque levemente para a frente. Porém outras reações podem acontecer. A resposta pode ser muito forte ( hiperreflexia ), muito fraca ( hiporreflexia ) ou ausente ( arreflexia ). Em caso de dúvida pode-se comparar as respostas dos reflexos nos dois joelhos para ver se há simetria entre elas. A diminuição ou ausência do reflexo patelar é conhecida como sinal de Westphal. O reflexo patelar está diminuído em condições como poliomielite, polineuropatias e miopatias. Ele está aumentado em casos de AVC, neoplasias, doenças desmielinizantes e traumatismos. A interpretação do reflexo patelar depende de correlação com a história clínica do paciente e outros exames. Existem pacientes saudáveis que apresentam alterações no reflexo patelar. Fatores como idade e grau de nervosismo podem interferir no resultado do teste.

MARTELOS DE REFLEXOS

MARTELO DE REFLEXOS

O martelo de reflexos é o martelo usado pelos médicos para testar o reflexo patelar. Existem vários modelos de martelo de reflexos. Os três mais conhecidos são: martelo de Babinski, martelo de Buck e martelo de Taylor. Eles se diferenciam entre si pelo formato da extremidade de borracha usada para percussão. O martelo de Babinski tem a extremidade de borracha redonda. O martelo de Taylor tem a extremidade de borracha triangular. O martelo de Buck tem duas extremidades de borracha opostas, pequenas, arredondadas e de tamanhos diferentes.