QUANTO TEMPO DURA UMA PRÓTESE DE JOELHO

QUANTO TEMPO DURA UMA PRÓTESE DE JOELHO?

Quanto tempo dura uma prótese de joelho? Essa pergunta é feita diariamente nos consultórios de médicos ortopedistas por pacientes que recebem indicação da cirurgia de artroplastia do joelho. A dúvida dos pacientes é saber quanto tempo os implantes podem ficar dentro do joelho depois da cirurgia. Há necessidade de outras cirurgias para troca dos implantes ou eles podem ficar no joelho para sempre?

ARTROSE DE JOELHO

Artrose é uma doença degenerativa que acomete a cartilagem. O joelho é a articulação mais acometida pela artrose. Nos casos avançados da doença, onde a dor é incapacitante e intratável, a cirurgia para implantação de uma prótese pode ser a única solução para melhora da qualidade de vida do paciente.

ÉPOCA DA CIRURGIA

Os implantes colocados no joelho na cirurgia de artroplastia têm uma vida útil. Eles também sofrem processo de desgaste e seus componentes podem sofrer soltura do fêmur, da tíbia e/ou da patela. Além disso, o insert de polietileno libera micropartículas dentro do espaço articular. Esses debris podem provocar osteólise. Quando isso acontece, os implantes precisam ser trocados. É a cirurgia de revisão da artroplastia, uma cirurgia de maior porte do que a cirurgia primária, inclusive com a necessidade de implantes especiais. Por se tratar de uma cirurgia de grande porte, normalmente feita em pacientes com mais idade e, portanto, debilitados fisicamente, ela deve ser evitada. Essa é a principal razão de a cirurgia primária ser indicada o mais tardiamente possível, para que a cirurgia de revisão não seja necessária.

PACIENTES JOVENS

Estamos vivenciando um aumento bastante significativo de casos de artrose no joelho em pacientes mais jovens. Durante a década de 1.990, a idade média dos pacientes com diagnóstico de artrose no joelho era de 72 anos. Em 2.016, mais da metade dos pacientes tinha 65 anos. O aumento acentuado de casos de artrose nos joelhos de pacientes mais jovens exige dos médicos especialistas em joelho uma abordagem diferente, com novas estratégias de tratamento. Há necessidade de se postergar, o máximo possível, a cirurgia de artroplastia, para evitar a cirurgia de revisão.

ÁCIDO HIALURÔNICO

A aplicação intra-articular de ácido hialurônico, procedimento conhecido como viscossuplementação, é o melhor tratamento para a artrose, condromalácia e condropatias do joelho. É o tratamento que permite postergar a cirurgia de prótese de joelho. Na maioria das vezes a cirurgia poderá ser desnecessária.

DURAÇÃO DA PRÓTESE DE JOELHO

Infelizmente é difícil dizer quanto tempo vai durar uma cirurgia de prótese de joelho. A durabilidade da artroplastia de joelho não tem como ser prevista com precisão. Muitos fatores devem ser considerados. Os melhores implantes, dos principais fabricantes mundiais, podem durar mais de 20 anos implantados nos joelhos de pacientes magros e que não exigem muito dos seus joelhos operados.

DURAÇÃO DA CIRURGIA DE PRÓTESE DE JOELHO

CIRURGIA

O objetivo principal da cirurgia de substituição do joelho é melhorar a qualidade de vida do paciente com joelho artrósico. O principal motivo para indicação da cirurgia é a dor intratável com outros tratamentos.

REVISÃO

Havendo tempo suficiente, todas as cirurgias de prótese de joelho sofrerão falha e seus implantes precisarão ser substituídos. Pacientes mais jovens e ativos costumam ser os principais candidatos para a cirurgia de revisão da artroplastia de joelho.

ESTUDO

Num grande estudo feito com mais de 63.000 pacientes submetidos à cirurgia de prótese de joelho constatou-se que apenas 5% dos pacientes operados que tinham mais de 70 anos de idade precisaram de uma segunda cirurgia. A porcentagem aumenta para 35% nos casos de pacientes cuja cirurgia primária foi feita na casa dos 50 anos de idade.

SATISFAÇÃO DO PACIENTE

Um em cada cinco pacientes fica insatisfeito com a cirurgia de prótese de joelho. Alguns pacientes, mesmo com complicações, optam por não se submeterem a uma segunda cirurgia. A satisfação com a cirurgia é maior nos pacientes operados com idade mais avançada, que atendem melhor todos os critérios de indicação da cirurgia.

ÚLTIMO RECURSO

A cirurgia de prótese de joelho costuma ter bons resultados quando é bem indicada, mas ela deve ser o último recurso no tratamento da artrose. Postergar a cirurgia primária, para evitar a cirurgia de revisão, pode evitar problemas futuros para o paciente. O paciente deve ser acompanhado periodicamente pelo seu médico. A decisão para fazer a cirurgia deve ser do paciente e não do cirurgião. Cabe ao médico especialista explicar ao paciente todos os aspectos que envolvem o procedimento. A cirurgia não é tão simples como apregoado por muitos ortopedistas.

WhatsApp
(41) 98824-3384
Cadastro
Agendamento