JOELHOS SAUDÁVEIS

JOELHOS SAUDÁVEIS

Dor no joelho é um problema relativamente comum, especialmente para adultos mais velhos. Ao longo dos anos os nossos joelhos sofrem desgaste natural devido ao uso diário que fazemos deles quando andamos, corremos, usamos escadas, agachamos, etc… Os joelhos suportam o peso do corpo e trabalham contra a gravidade. Não bastasse o desgaste natural, os joelhos são bastante suscetíveis a lesões e doenças. A artrose, por exemplo, é a doença que mais acomete o joelho. Lesões nos meniscos, na cartilagem e nos ligamentos também contribuem para o problema da dor no joelho nos adultos com mais de 50 anos de idade. Existe alguma coisa que possamos fazer para evitar esse problema? Parece que sim. A adoção de um estilo de vida mais saudável, independentemente da idade, pode ajudar a evitar ou diminuir os quadros de dor no joelho nas pessoas com mais idade. Segundo vários estudos, a adoção de 8 medidas simples pode contribuir bastante para evitar sofrimento desnecessário na velhice.

FORTALECIMENTO MUSCULAR

Músculos fortalecidos protegem os joelhos. A falta de força muscular nos membros inferiores aumenta o estresse na articulação.

ALONGAMENTO MUSCULAR

Músculos alongados também protegem os joelhos. Músculos encurtados aumentam o estresse na articulação.

PESO CORPORAL

O fator de risco número um para o desenvolvimento de artrose nos joelhos é o excesso de peso corporal. Manter o peso dentro da faixa de normalidade é uma maneira de evitar problemas nos joelhos.

EXERCÍCIOS DE BAIXO IMPACTO

Exercícios são ótimo para a saúde. Exercícios aeróbicos são muito importantes para a manutenção da saúde cardiovascular. Em relação aos joelhos, é melhor escolher exercícios de baixo impacto para proteger a cartilagem. Nadar e andar de bicicleta, por exemplo, são atividade de baixo impacto que não sobrecarregam os joelhos.

DIVERSIDADE DE EXERCÍCIOS

Para evitar o estresse repetitivo nos joelhos, o ideal é fazer diversos tipos de atividades físicas diferentes no decorrer do dia. Evitar os movimentos repetitivos ou um exercício único.

ESPORTES

Cuidado com a prática de esportes de alto impacto ou que apresentam paradas rápidas e giros sobre os joelhos como basquetebol, futebol e voleibol.

ATIVIDADES FÍSICAS DIÁRIAS

Manter-se ativo o dia todo é uma forma de manter os músculos fortalecidos. A inatividade física provoca enfraquecimento e encurtamento muscular.

ACOMPANHAMENTO MÉDICO

Se sentir dor ou perceber o joelho inchado, consultar um médico especialista em joelho. Se você já tem algum problema no seu joelho, faça acompanhamento periódico com o seu médico especialista.

WhatsApp
(41) 98824-3384
Cadastro
Agendamento