DOR NO JOELHO EM CURITIBA

Dor no joelho em Curitiba pode ser mais intensa do que em outros lugares do Brasil. Várias patologias do joelho provocam dor na articulação, geralmente devido a um processo inflamatório. Pessoas com problemas no joelho, que moram em Curitiba ou que estão de passagem pela cidade, percebem que a articulação fica mais dolorida na capital paranaense do que quando estão em outros lugares. A explicação para esse fenômeno é que Curitiba é a capital mais alta e mais fria do Brasil.

CURITIBA

Curitiba é a capital do estado do Paraná, um dos três estados da região sul do Brasil. A capital paranaense se destaca por ser a capital mais alta e mais fria do Brasil. Ela está localizada no primeiro planalto paranaense, a uma altitude de 934 metros acima do nível do mar. O frio é bem característico do inverno em Curitiba. Junho e julho são os meses mais frios. Nesses meses as temperaturas variam de 12˚C a 18˚C. A temperatura média anual da cidade de Curitiba não costuma ser mais baixa do que 10˚C nem mais alta do que 25˚C.

DOR NO JOELHO

As doenças do joelho costumam ter como sintoma principal a dor. A dor articular geralmente está relacionada à presença de um processo inflamatório. Sabe-se que a altitude e o frio aumentam a dor do joelho quando ele está inflamado. Por esse motivo, quem tem problemas no joelho percebe que a dor na articulação parece ser mais intensa quando se está em Curitiba, principalmente na época do inverno. A artrose é a principal doença que acomete o joelho. A doença é mais comum em pessoas com mais de 60 anos de idade. Pacientes com artrose no joelho, quando estão em Curitiba, sentem com mais intensidade a dor provocada pela doença.

DOR JOELHO CURITIBA

ALTITUDE

Alterações na pressão barométrica afetam todos os tecidos do nosso corpo. Estudos já comprovaram que os tecidos corporais se expandem à medida em que a pressão atmosférica diminui. A diminuição da pressão barométrica acontece à medida em que nos afastamos do nível do mar. A expansão de um tecido previamente inflamado faz com que a dor da inflamação aumente. A alta altitude é uma das causas de aumento da dor no joelho em Curitiba. Na capital paranaense, um joelho inflamado fica mais inchado.

TEMPERATURA

O tempo frio faz com que os músculos do joelho se contraiam e fiquem mais tensos. O líquido sinovial, que é o líquido natural que lubrifica as articulações, fica mais viscoso nas baixas temperaturas. Esses dois fatores deixam o joelho mais rígido do que o normal. Na presença de um processo inflamatório, a dor da inflamação parece aumentar de intensidade com a rigidez articular. O frio é outra causa de aumento de dor no joelho em Curitiba. Na capital paranaense, um joelho inflamado fica mais rígido do que o normal nos dias frios.

O QUE FAZER?

O problema das baixas temperaturas pode ser facilmente resolvido com o uso de roupas quentes, casas aquecidas e evitar se expor ao frio. O problema da alta altitude da cidade de Curitiba não tem como ser resolvido.