
DOR NO JOELHO E ENDOCARDITE INFECCIOSA
Dor no joelho é um sintoma ortopédico que pode, eventualmente, estar associado a condições sistêmicas graves como a endocardite infecciosa. A dor articular no joelho pode ter diversas origens. As mais comuns são as lesões e doenças ortopédicas ou reumáticas. Mas outros problemas de saúde podem cursar com dor no joelho. Uma dessas condições médicas é a endocardite infecciosa, uma infecção grave do endocárdio, que é o tecido que reveste internamente as paredes do coração.
DOR NO JOELHO E ENDOCARDITE INFECCIOSA
Endocardite infecciosa é uma infecção grave que atinge o endocárdio, a camada interna do coração, afetando especialmente as válvulas cardíacas. A endocardite infecciosa ocorre quando microrganismos, geralmente bactérias e mais raramente fungos, entram na corrente sanguínea e se instalam em áreas lesionadas do coração, provocando inflamação intensa e, muitas vezes, formação de vegetações formadas por aglomerados de células, germes e fibrina. Os principais agentes causadores da endocardite infecciosa são o Staphylococcus aureus, os estreptococos do grupo viridians e os enterococos. Esses germes podem entrar na corrente sanguínea através de procedimentos dentários, infecções na pele, cateteres contaminados, cirurgias e uso de drogas injetáveis. Algumas condições aumentam o riso de desenvolver endocardite infecciosa. As mais comuns são: próteses valvares, cardiopatias congênitas, febre reumática prévia, histórico de endocardite, uso de marcapasso ou outros dispositivos cardíacos e uso de drogas endovenosas. A endocardite infecciosa é uma doença potencialmente fatal, que exige tratamento imediato com antibióticos endovenosos e, em alguns casos, cirurgia cardíaca. A endocardite infecciosa é uma emergência médica que pode ser fatal se não for diagnosticada e tratada corretamente. A endocardite infecciosa apresenta sintomas clássicos e, menos comumente, outros sintomas como dores articulares. Dor nos joelhos pode ser um dos sintomas da endocardite infecciosa.
SINTOMAS DA ENDOCARDITE INFECCIOSA
Os sintomas da endocardite infecciosa podem variar de paciente para paciente, mas os mais comuns são: febre alta e persistente, suor noturno, fadiga extrema, perda de peso inexplicada, falta de ar, palpitações, petéquias e sopro cardíaco novo ou alterado. Dor nas articulações do corpo é um sintoma menos comum que, quando presente, tem predileção pelos joelhos.

DOR NO JOELHO NA ENDOCARDITE INFECCIOSA
A dor no joelho causada pela endocardite infecciosa pode ter diferentes mecanismos: artrite séptica, artralgia ou vasculite. Em alguns pacientes com endocardite infecciosa, a infecção do coração pode se espalhar para outras partes do corpo, incluindo os joelhos. Isso pode levar a um quadro de artrite séptica, que é a infecção da articulação. Mesmo sem ter infecção direta nos joelhos, pacientes com endocardite infecciosa podem sentir dor nos joelhos devido à intensa resposta inflamatória sistêmica do corpo à infecção cardíaca. Outra possibilidade ainda é a vasculite. A endocardite pode desencadear um quadro de vasculite sistêmica, que é a inflamação dos vasos sanguíneos do corpo, que também é uma das causas de dor articular e muscular.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico da endocardite infecciosa é feito pela história clínica completa do paciente, exame físico e exames complementares. Exames de sangue com hemocultura positiva, ecocardiograma transtorácico ou transesofágico e ressonância magnética dos joelhos podem diagnosticar a endocardite infecciosa e o eventual processo inflamatório nos joelhos.
TRATAMENTO
O tratamento da endocardite infecciosa é feito com antibióticos potentes administrados por via endovenosa. Em casos de destruição valvar ou complicações cardíacas, a cirurgia cardíaca pode ser indicada. Casos de artrite séptica do joelho devem ser tratados adequadamente. Quando a dor no joelho se deve à artralgia ou à vasculite, o tratamento é direcionado para a causa principal que é a infecção do coração.