
ARTROSE DO JOELHO E HISTÓRICO FAMILIAR
A artrose do joelho é uma doença degenerativa da cartilagem causada por diversos fatores, inclusive pelo histórico familiar. O histórico familiar costuma ser, na maioria das vezes, um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento de artrose nos joelhos. Apesar de ser um fator muito importante para o desenvolvimento da degeneração da cartilagem do joelho, o histórico familiar costuma ser negligenciado pelos médicos especialistas quando fazem a avaliação de risco do paciente para o desenvolvimento da doença. Os especialistas não pesquisam o histórico familiar de artrose do paciente ou, eventualmente, até tentam pesquisar, mas muitos pacientes desconhecem detalhes da doença nos seus antepassados.
ARTROSE DO JOELHO E HISTÓRICO FAMILIAR
Artrose do joelho, também conhecida como osteoartrose do joelho, osteoartrite do joelho ou gonartrose, é a doença articular caracterizada pela degeneração da cartilagem. Cartilagem é o tecido branco e brilhante que recobre os ossos dentro das nossas articulações. Dentro do joelho existe cartilagem revestindo o fêmur distal, a tíbia proximal e a patela. A função da cartilagem é prover uma superfície lisa e lubrificada para que os ossos em contato na articulação se movimentem entre si com o mínimo de atrito. Por diversos fatores, a cartilagem pode começar a se desgastar. Quando o desgaste atinge o grau IV, que é o grau máximo do desgaste, o osso subcondral fica exposto. A doença provoca dor, inchaço, rangidos e deformidade no joelho, limitando significativamente a qualidade de vida e a mobilidade do paciente nos graus mais avançados da doença. O grande problema da artrose é que a cartilagem não tem capacidade de regeneração. O desgaste da cartilagem é irreversível. Diagnosticar precocemente a doença é fundamental para que o tratamento seja iniciado. Os dois principais objetivos dos tratamentos são: diminuir o principal sintoma da doença, que é a dor, e também diminuir a velocidade de degeneração da cartilagem. A artrose é a doença que mais acomete o joelho. Ela é mais frequente em pacientes com mais de 60 anos de idade. Uma das dúvidas frequentes dos pacientes com artrose no joelho é a causa da doença. Por que um joelho desenvolve artrose? Porque algumas pessoas têm artrose nos joelhos e outras não? É possível prevenir a doença?
CAUSAS DA ARTROSE DO JOELHO
A artrose do joelho é uma doença multifatorial, ou seja, diversos fatores juntos contribuem para o desenvolvimento da doença. Esses fatores são diferentes de paciente para paciente. Dentre os vários fatores já identificados, os mais importantes são: idade avançada, excesso de peso, lesões anteriores, doenças reumáticas, atividades repetitivas que exigem esforço constante ou atividades de alto impacto, sedentarismo e histórico familiar. O histórico familiar é um fator muito importante e que deve sempre ser considerado na anamnese do paciente. Existem famílias que têm pessoas com mais artrose nos joelhos do que outras. Como é que o histórico familiar influencia no desenvolvimento da artrose no joelho?
HISTÓRICO FAMILIAR
Histórico familiar, na Medicina, é o registro das doenças e condições de saúde dos parentes biológicos de um paciente como pais, avós, irmãos e outros membros da família próximos. Esse histórico é uma ferramenta fundamental na avaliação de risco genético e hereditário de diversas doenças. Existe um componente genético relacionado à artrose do joelho. Mas a penetrância genética, que é a probabilidade de um gene se expressar em um indivíduo que tem esse gene, é diferente entre os pacientes que têm a doença. Por esse motivo o histórico familiar é muito importante quando se trata de artrose do joelho. Parentes de primeiro grau, como pais e irmãos, que sofrem de artrose nos joelhos têm maior chance de desenvolver a doença ao longo da vida. Essa predisposição genética pode estar relacionada a alterações na formação da cartilagem, deficiências na produção do colágeno, inflamações crônicas e anomalias do alinhamento do joelho. Alguns genes, como o GDF5, COL2A1, MMP13 e ASPN, estão associados a um aumento do risco de desenvolver artrose.
ESPECIALISTA
Se você tem casos de artrose do joelho na sua família, principalmente entre os parentes de primeiro grau, é importante consultar um médico ortopedista especialista em joelho para avaliação. O especialista irá analisar o seu histórico familiar da doença, examinar os seus joelhos e solicitar exames de imagem para estudo da cartilagem. O melhor exame para avaliar a cartilagem do joelho é a ressonância magnética.