VITAMINA D E ÔMEGA 3 PARA ARTROSE NO JOELHO

VITAMINA D E ÔMEGA 3 PARA ARTROSE NO JOELHO

A artrose do joelho é uma doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo e ainda não tem cura conhecida. A cartilagem, como todo mundo sabe, é um tecido altamente especializado que não se regenera. O joelho é a articulação mais acometida pela artrose. De tempos em tempos surge uma nova moda de algum suposto tratamento revolucionário ou milagroso para curar a artrose. Quem não se lembra das propagandas do cogumelo do sol, cartilagem de tubarão, condroitina e glucosamina, colágeno, UCII, MSM, etc… Vários estudos científicos comprovaram que nenhuma dessas substâncias funciona no tratamento da artrose do joelho.

VITAMINA D E ÔMEGA 3

A moda da vez agora, para o tratamento da artrose do joelho, é a vitamina D e o ômega 3. Várias propagandas na televisão e na internet têm divulgado a possibilidade de tratamento da artrose do joelho com a ingestão de vitamina D e ômega 3. Segundo os divulgadores, a combinação das duas substâncias é benéfica no tratamento da artrose porque é capaz de diminuir a dor do joelho artrósico e, consequentemente, melhorar a função e a mobilidade da articulação doente. Infelizmente tudo papo furado.

CHARLATANISMO

Tratamentos, suplementos e curas milagrosas têm sido alardeados, principalmente na internet, por charlatões interessados apenas em ganhar dinheiro dos incautos que sofrem com a artrose nos joelhos. O paciente com artrose no joelho deve consultar um médico especialista antes de se aventurar a tomar substâncias que podem, além de não ajudar, prejudicar a saúde.

ESTUDO

Um recente estudo científico, divulgado na revista Arthritis & Rheumatology, esclarece a questão da vitamina D e do ômega 3 no tratamento da artrose do joelho. O estudo científico, duplo-cego e randomizado, foi muito bem conduzido. Ele durou mais de 5 anos e teve a participação de 28.871 pessoas. Pacientes com quadro de dor crônica no joelho, causada pela artrose, foram avaliados meticulosamente. O resultado foi que não houve diferença entre o grupo de pacientes que tomou placebo e o grupo de pacientes que tomou a combinação de vitamina D e ômega 3 durante todo o período do estudo. Os suplementos falharam em reduzir a dor e melhorar a função dos joelhos com artrose.

CONCLUSÃO

A ingestão de vitamina D e ômega 3 pode, eventualmente, ter algum benefício para a saúde, mas não funciona no tratamento da artrose do joelho.

WhatsApp
(41) 98824-3384
Cadastro
Agendamento