SUPLEMENTOS PARA ARTROSE NO JOELHO

SUPLEMENTOS PARA ARTROSE DO JOELHO

” Ingredientes patenteados para ajudar a reconstruir as articulações. “

” Lubrificante para as articulações – melhora os movimentos e a flexibilidade. “

” Nova fórmula – elimina até mesmo a pior dor, instantaneamente. “

” Alívio completo das dores da artrose. “

” Tratamento comprovado para a artrose do joelho. “

” Fórmula para recuperação das cartilagens. “

” Efeito triplo comprovado. “

” Fórmula especial de cartilagem de tubarão para lubrificação e regeneração das articulações. “

” Efeito comprovado cientificamente. “

As frases acima foram retiradas de embalagens de produtos, vendidos nos Estados Unidos, que prometem melhora e até mesmo a cura da ARTROSE DO JOELHO. Muitos pacientes trazem ao consultório os frascos desses produtos para saber a minha opinião sobre eles. Condroitina, glucosamina e colágeno são os mais consumidos. Mas será que esses produtos funcionam?

ARTROSE AINDA NÃO TEM CURA

A artrose é uma doença que ainda não tem cura conhecida. A cartilagem praticamente não tem capacidade de regeneração porque é um tecido não vascularizado e com poucas células. Quem descobrir a cura para a artrose receberá o prêmio Nobel de Medicina. Inúmeros estudos foram e estão sendo conduzidos em vários centros de pesquisa ao redor do mundo para encontrar a cura para a artrose. Infelizmente essa descoberta ainda não foi feita. Nós não temos um tratamento efetivo que possa ser aplicado a todas as pessoas com artrose no joelho e que regenere a cartilagem, deixando a articulação como ela era dez ou vinte anos antes de começar o processo degenerativo.

CURA MILAGROSA

O desejo de encontrar uma cura milagrosa para aliviar a dor e regenerar a cartilagem que se desgastou é natural e compreensivo e leva milhares de pacientes com artrose no joelho a buscar e tomar tudo o que encontram pela frente, na esperança de que algum desses produtos não tenha sido ainda descoberto ou estudado pelos médicos e cientistas. É um mercado bilionário, que movimenta muito dinheiro, vendendo esperança para uma doença que ainda não tem cura.

SUPLEMENTOS NÃO FUNCIONAM

Os suplementos para artrose não funcionam porque não são absorvidos intactos no processo digestivo. Mesmo que fossem absorvidos intactos, não passariam intactos pelo metabolismo hepático para atingir a corrente sanguínea. Mesmo que atingissem intactos a circulação sanguínea, a substância não chegaria na cartilagem porque ela não é vascularizada. Mais um detalhe: quem tem artrose avançada pode nem ter mais cartilagem. Condroitina e glucosamina são polissacarídeos que não são absorvidos intactos no nosso processo de digestão. Nosso intestino não absorve polissacarídeos. Eles primeiro precisam ser digeridos. O colágeno ( gelatina ) e seus derivados ( peptídeos de colágeno, colágeno hidrolisado, UCII, etc… ) são proteínas que também não são absorvidas intactas no intestino. Elas são digeridas antes. É impossível, fisiologicamente falando, que condroitina, glucosamina ou colágeno cheguem nas cartilagens dentro das articulações depois de ingeridos.

ESTADOS UNIDOS

A agência americana FDA ( Food and Drug Administration ) classifica essas substâncias dentro de uma subcategoria dos alimentos, os SUPLEMENTOS ALIMENTARES. Esses suplementos não são considerados medicamentos. Todos esses produtos, portanto, não estão sob o controle do FDA porque não são remédios. Podem ser vendidos em qualquer lugar e compra quem quiser. Não precisa de prescrição médica para serem adquiridos. Até em supermercados você pode comprá-los. Os médicos americanos são proibidos de prescrever esses suplementos para seus pacientes.

BRASIL

No Brasil existe um contexto que pode enganar os pacientes com artrose no joelho. O produto é prescrito por médicos e é vendido apenas em farmácias. O paciente conclui que está tomando um remédio que foi receitado pelo seu médico. Mas não é verdade. Ele está tomando um suplemento alimentar. O fato de serem vendidos apenas em farmácias pode dar a impressão de que são medicamentos. Propagandas no rádio, na televisão e em revistas, com o testemunho de “pacientes” e explicações de “especialistas”, ajudam a impulsionar as vendas, para alegria dos fabricantes. Pior ainda: muitos médicos ainda prescrevem esses produtos, provavelmente influenciados pelos representantes dos laboratórios.

ADVERTÊNCIA DO FDA PARA SUPLEMENTOS

O ASTERISCO

A síndrome do asterisco acomete todos esses suplementos alimentares vendidos nos Estados Unidos. Vemos nas embalagens informações do tipo: ” PROMOVE E MANTÉM A FORÇA ARTICULAR (*) “, ” CURA A ARTROSE (*) “, ” ALÍVIO COMPLETO DAS DORES DA ARTROSE (*) “, ” MELHORA A LUBRIFICAÇÃO ARTICULAR (*) “, ” AUXILIA O ORGANISMO A PRODUZIR MAIS FLUIDO LUBRIFICANTE PARA AS JUNTAS (*) “, ” REGENERA AS CARTILAGENS (*) “, etc… Note que depois de todas essas frases de marketing existe um asterisco (*). O significado do asterisco está escondido em algum lugar da embalagem, em letras bem pequenininhas:

” (*) O FDA ADVERTE QUE ESTE PRODUTO NÃO SERVE PARA O DIAGNÓSTICO, TRATAMENTO, CURA OU PREVENÇÃO DE DOENÇAS “.

Esse é o significado do asterisco. É um alerta do FDA.

ESPECIALISTA

Consulte um MÉDICO ORTOPEDISTA ESPECIALISTA EM JOELHO para conhecer os mais novos tratamentos, estudados e cientificamente comprovados, para a artrose do joelho. A viscossuplementação e a subcondroplastia, por exemplo, são duas excelentes opções que podem retardar, e até mesmo evitar, a cirurgia de prótese.

WhatsApp
(41) 98824-3384