REMÉDIO PARA ARTROSE DO JOELHO

A artrose é a doença que se caracteriza pela degeneração da cartilagem, o tecido branco e brilhante que cobre as extremidades dos ossos dentro de uma articulação sinovial. O joelho é a articulação mais acometida pela artrose no nosso corpo. O problema da doença artrose é que a cartilagem não tem capacidade de regeneração porque é um tecido não vascularizado e que tem muito poucas células. A artrose é, portanto, uma doença que ainda não tem cura conhecida, ou seja, não existe tratamento que regenere a cartilagem do joelho que se desgastou. Mas o grande problema da artrose não é a incapacidade da cartilagem em se regenerar, mas sim a dor que ela provoca no joelho, principalmente nas fases mais avançadas da doença. Quando os pacientes procuram por um remédio para a artrose do joelho eles buscam, na verdade, um medicamento para diminuir o principal sintoma da doença, ou seja, a dor. Para diminuir a dor da artrose do joelho o paciente pode tomar medicamentos por via oral ou receber a aplicação de medicamentos diretamente na articulação ( infiltração articular ).

CRISES

O desgaste da cartilagem do joelho não acontece de um dia para o outro. Ele demora alguns anos. Vários anos podem se passar desde o momento em que a cartilagem amolece ( condromalácia ) até a exposição do osso ( artrose grau IV ). Durante esse tempo a doença artrose se manifesta na forma de crises de dor. Inicialmente são crises esparsas, que duram um ou dois dias e provocam dor leve. Com a evolução do processo degenerativo as crises ficam mais frequentes, duram mais dias e a intensidade da dor aumenta. Nas fases avançadas da artrose não existem mais crises de dor. A dor é contínua. O paciente sente dor o tempo todo.

VIA ORAL

Os medicamentos ingeridos por via oral que diminuem a dor da artrose do joelho são os analgésicos e os anti-inflamatórios. Esses remédios são indicados nas fases iniciais da artrose, quando a intensidade da dor não é muito grande e a crise dura um ou dois dias. Nas fases mais avançadas da doença, quando as crises duram vários dias e a dor é muito intensa, encontramos o problema dos efeitos colaterais desses medicamentos, que não podem ser tomados por mais de 5 ou 7 dias. Analgésicos e anti-inflamatórios, portanto, podem ser úteis para diminuir a dor da artrose do joelho nas fases iniciais da doença, quando podem ser tomados por um ou dois dias. Quem tem artrose avançada e dor permanente não pode ficar tomando esses medicamentos continuamente por causa dos efeitos colaterais sobre estômago, fígado e rins.

INFILTRAÇÃO ARTICULAR

A infiltração articular é indicada para as fases intermediária e avançada da doença, quando o paciente não tem condições de ficar tomando remédios por via oral por causa dos efeitos colaterais. Analgésicos, anti-inflamatórios, ácido hialurônico e toxina botulínica são os medicamentos mais utilizados para infiltração articular no joelho com artrose.

SUPLEMENTOS

Existem muitos suplementos alimentares no mercado que são vendidos como se fossem remédio para o tratamento da artrose. Os mais conhecidos são a condroitina, a glucosamina e o colágeno. Infelizmente esses produtos não tiram a dor da artrose e nem regeneram a cartilagem do joelho. Quimicamente são açúcares e gelatina. Na internet você encontra várias páginas com esse tipo de charlatanismo, cujo principal objetivo é tirar dinheiro dos incautos e ingênuos que acreditam em um milagre para curar a artrose. Artrose, como já explicado, é uma doença que ainda não tem cura conhecida.