
MELHORES ALIMENTOS PARA O JOELHO
Os melhores alimentos para o joelho são aqueles que podem prevenir ou aliviar os sintomas das doenças que comprometem a articulação. A boa saúde dos joelhos é fundamental para a mobilidade e a qualidade de vida. Por suportarem o peso do corpo e serem constantemente exigidos para quase todas as atividades que fazemos no dia a dia, os joelhos estão propensos a desgastes, inflamações e doenças como a artrose. Embora o exercício físico e o acompanhamento médico sejam pilares essenciais, a nutrição desempenha um papel determinante na preservação da cartilagem e na redução de processos inflamatórios e dores crônicas. Saber escolher corretamente os alimentos que ingerimos é fundamental para a saúde dos joelhos. Uma dieta anti-inflamatória pode transformar a saúde dos joelhos, prevenindo doenças ou aliviando os sintomas de doenças articulares já existentes. Uma dieta equilibrada, rica em alimentos anti-inflamatórios, aliada ao controle do peso corporal e à prática regular de exercícios físicos, é um dos segredos para se ter joelhos saudáveis.
MELHORES ALIMENTOS PARA O JOELHO
A ciência já comprovou que a inflamação crônica sistêmica de baixo grau, alimentada por uma dieta inadequada, é um dos principais fatores para o desenvolvimento e a aceleração da degeneração da cartilagem do joelho. Comer errado pode piorar doenças como a artrose do joelho e a condromalácia patelar. Isso acontece porque existem alimentos que provocam inflamação no corpo. Os melhores alimentos para o joelho são aqueles que, além de não provocarem inflamação, ainda possuem efeitos anti-inflamatórios. O joelho é a maior e mais complexa articulação do nosso corpo. Ele é formado por diferentes tecidos histológicos como ossos, cartilagem, ligamentos, meniscos, tendões, cápsula articular, membrana sinovial, etc… Desses tecidos, a cartilagem é o mais sensível a processos inflamatórios. Inflamação crônica e estresse oxidativo são os principais vilões que provocam ou aceleram a degeneração da cartilagem. Uma dieta adequada deve conter alimentos ricos em antioxidantes, gorduras boas e vitaminas que ajudam a reduzir a inflamação, produzir colágeno e fortalecer a densidade mineral óssea. Existem superalimentos que devem fazer parte da dieta porque combatem a inflamação no nosso corpo: peixes ricos em ômega-3, frutas cítricas, vegetais crucíferos, cúrcuma e frutas vermelhas.

PEIXES RICOS EM ÔMEGA-3
Peixes de águas frias, como salmão, sardinha, atum e cavala, são as melhores fontes de ácidos graxos ômega-3. Essa gordura saudável é um potente anti-inflamatório natural que ajuda a reduzir os sintomas das doenças da cartilagem do joelho como artrose e condromalácia patelar.
FRUTAS CÍTRICAS
Frutas cítricas são ricas em vitamina C. A vitamina C é um cofator indispensável para a síntese do colágeno, que é a principal proteína da matriz da cartilagem. Sem níveis adequados de vitamina C, o corpo não consegue manter os tecidos conjuntivos e a cartilagem dos joelhos saudáveis. O corpo não armazena vitamina C. O seu consumo, portanto, deve ser diário. As frutas cítricas, como laranja, limão, acerola, kiwi e morango, são boas fontes de vitamina C.

VEGETAIS CRUCÍFEROS
Os vegetais crucíferos, também chamados de brássicas, são uma família específica de plantas que recebem esse nome porque suas flores possuem quatro pétalas que formam o desenho de uma cruz. Brócolis, couve-flor, repolho, rúcula, agrião, nabo, rabanete e couve de Bruxelas são exemplos de vegetais crucíferos. Esses vegetais são ricos numa substância chamada sulforafano. Estudos sugerem que o sulforafano pode bloquear as enzimas que causam a destruição da cartilagem. Além disso, os vegetais crucíferos combatem os xenoestrógenos e são ricos em cálcio e vitamina K, fundamentais para os ossos.
CÚRCUMA
Cúrcuma, açafrão-da terra e gengibre são raízes que funcionam como verdadeiros remédios naturais. Eles têm uma substância chamada de curcumina, que possui propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, com a vantagem de não agredir o estômago. A curcumina, no entanto, tem muita dificuldade em ser absorvida no nosso intestino. A absorção da curcumina é facilitada quando os alimentos ricos em curcumina são ingeridos juntos com pimenta negra e/ou boas gorduras.

FRUTAS VERMELHAS
Frutas vermelhas, também conhecidas pelo termo em inglês berries, são um grupo de frutas caracterizadas pela coloração que varia do vermelho vivo ao roxo azulado. Essa coloração se deve à presença de antocianinas, um tipo de antioxidante extremamente poderoso que protege as células e combate a inflamação, especialmente nas articulações como o joelho. Mirtilo, framboesa, amora, cereja, açaí, jabuticaba, pitanga, acerola, melancia, romã, uva roxa, cranberry e goiaba são exemplos de frutas vermelhas que devem ser consumidas regularmente.