LESÃO DA RAIZ DO MENISCO

LESÃO DA RAIZ DO MENISCO

Anatomicamente nós dividimos os meniscos em três partes: corno anterior, corpo e corno posterior. Cada menisco tem duas raízes: uma anterior e outra posterior. As raízes dos meniscos são as suas duas extremidades, que são os locais onde os cornos meniscais estão inseridos na tíbia. Estudos recentes demonstraram que as lesões das raízes meniscais são mais comuns do que suspeitávamos e o seu diagnóstico era, muitas vezes, negligenciado. Atualmente, com o advento da cirurgia artroscópica e a disponibilidade de equipamentos de ressonância magnética que produzem exames de alta qualidade, o diagnóstico das lesões envolvendo as raízes meniscais é mais fácil de ser feito. Uma raiz meniscal lesionada deixa o menisco ficar extruso e, consequentemente, ele perde a sua função de amortecimento e proteção da cartilagem.

ETIOLOGIA

As lesões envolvendo as raízes meniscais podem ser classificadas em degenerativas e traumáticas. As lesões degenerativas são as mais comuns e acometem pessoas com mais de 50 anos de idade. É prevalente em mulheres, obesos, sedentários e pessoas com varismo dos joelhos ( pernas de cowboy ). As lesões traumáticas, por outro lado, são bem menos frequentes e acometem pacientes jovens e esportistas. É muito comum estar associada com a lesão do ligamento cruzado anterior ( LCA ).

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico da lesão da raiz meniscal pode ser feito pelo exame de ressonância magnética do joelho. O exame precisa ter alta qualidade. A lesão pode ser constatada, também, durante uma artroscopia.

TRATAMENTO

O tratamento de uma lesão da raiz meniscal depende, primariamente, da etiologia da lesão. Lesões traumáticas em pacientes jovens são tratadas cirurgicamente para reinserção da raiz meniscal avulsionada. Lesões degenerativas são, a princípio, tratadas de forma conservadora. O menisco deve ser preservado, mesmo que lesionado, para proteção da cartilagem. A viscossuplementação pode ser usada para preservar a cartilagem nessas situações.

WhatsApp
(41) 98824-3384