JOELHOS FORTES E LONGEVIDADE

JOELHOS FORTES E LONGEVIDADE

Joelhos fortes estão associados a uma vida mais longa e uma velhice sem doenças, segundo vários estudos médicos realizados nos últimos anos. Foi constatado que existe uma relação clara entre joelhos fortes e longevidade. Uma vida mais curta e uma velhice com doenças costumam estar associados ao enfraquecimento da musculatura corporal, principalmente dos músculos dos joelhos. Manter os músculos do joelho fortalecidos é uma ótima maneira de envelhecer com saúde e evitar várias doenças. Um dos principais sinais de longevidade de uma pessoa é ter a musculatura dos membros inferiores, principalmente a musculatura do joelho, fortalecida através da prática regular de exercícios físicos. A teoria de que músculos fortes nas pernas promovem longevidade e boa saúde é sustentada por evidências científicas fortes, não sendo apenas uma crença popular.

JOELHOS FORTES E LONGEVIDADE

Quando se pensa em boa saúde e longevidade, é comum focarmos nossa atenção no coração, no cérebro e na boa alimentação. Quase ninguém faz relação entre longevidade e joelhos fortes. Mas, segundo várias pesquisas clínicas e epidemiológicas realizadas nas últimas décadas, ter os joelhos fortes é fundamental para manter a mobilidade, a independência e a boa saúde geral ao longo dos anos. A associação entre joelhos fortes e longevidade surgiu da convergência de vários estudos em áreas distintas como medicina do esporte, geriatria, saúde pública e fisiologia do envelhecimento. Alguns desses estudos, como o Baltimore Longitudinal Study of Aging e o Health ABC study, foram pesquisas de longo prazo feitas com grandes populações.

JOELHO FORTE E LONGEVIDADE

SARCOPENIA

Sarcopenia é a perda progressiva e generalizada de massa e de força muscular que acontece naturalmente com o envelhecimento. Os efeitos da sarcopenia são mais evidentes nos músculos dos membros inferiores, principalmente os músculos do joelho. A perda da força dos músculos do joelho devido ao envelhecimento está associada à perda de mobilidade, dificuldade de realizar atividades básicas do dia a dia e maior risco de doenças metabólicas e cardiovasculares. Manter os músculos do joelho fortalecidos, portanto, protege o indivíduo da sarcopenia e dos seus efeitos adversos na saúde.

ESTUDOS DE PERFORMANCE FÍSICA

Pesquisas mostraram que testes simples como medir a força de preensão manual, o tempo para se levantar de uma cadeira e a velocidade ao caminhar são fatores preditores de mortalidade. Direta ou indiretamente esses testes simples têm relação direta com a sarcopenia e a força dos músculos dos joelhos.

METABOLISMO E FISIOLOGIA

Os músculos do joelho são os maiores e mais metabolicamente ativos músculos do corpo. Estudos mostram que ter os músculos do joelho fortes ajuda não só na locomoção, mas também têm um papel protetor sistêmico. Melhora da sensibilidade à insulina, redução da inflamação sistêmica, aumento do metabolismo basal, melhora da circulação e da saúde cardiovascular são alguns dos bons efeitos fisiológicos de se ter músculos das pernas fortes.

LONGEVIDADE E JOELHOS FORTES

IMPORTÂNCIA DOS JOELHOS

O joelho é a maior articulação do corpo humano e desempenha um papel crucial em quase todos os movimentos que fazemos no dia a dia. O desgaste natural da articulação do joelho, associado à falta de fortalecimento muscular, pode levar a dores crônicas, inflamações a até mesmo cirurgias. Pessoas com problemas nos joelhos tendem a reduzir sua atividade física com o tempo, piorando a sarcopenia natural do envelhecimento e contribuindo diretamente para o sedentarismo, que está ligado ao aumento do risco de doenças como diabetes, hipertensão arterial, obesidade e doenças cardiovasculares. Todas essas condições diminuem a expectativa de vida.

FORTALECIMENTO DOS JOELHOS

Manter os joelhos fortalecidos aumenta a longevidade e afasta as doenças. O fortalecimento dos músculos do joelho depende da prática regular de atividades físicas. As melhores estratégias para manter os músculos do joelho fortes são: fazer exercícios de musculação, fazer exercícios de alongamento, controlar o peso corporal, fazer atividades físicas de baixo impacto e usar tênis adequados durante a prática de exercícios físicos.

QUALIDADE DE VIDA COMEÇA NOS JOELHOS

Preservar a saúde dos joelhos significa investir na qualidade de uma vida mais longa e sem doenças. Joelhos fortes proporcionam liberdade de movimento, evitam quedas, previnem doenças e ajudam a manter uma rotina de vida ativa.