GONIOMETRIA DO JOELHO

GONIOMETRIA DO JOELHO

Goniometria do joelho é o procedimento médico ortopédico para medir, durante o exame físico, a amplitude dos movimentos da articulação. A goniometria pode identificar problemas relacionados à limitação dos movimentos de flexão e de extensão do joelho. Essas limitações costumam estar relacionadas ao encurtamento dos músculos, lesões e/ou doenças do joelho.

GONIOMETRIA DO JOELHO

A goniometria do joelho é um procedimento que faz parte do exame físico dessa articulação. A medida da amplitude de movimentos do joelho é muito importante e tem relação direta com a flexibilidade articular. Ter a amplitude de movimento total do joelho é importante para as atividades do dia a dia. O joelho precisa ser capaz de esticar totalmente e de fletir até cerca de 135˚ para que uma pessoa possa caminhar, correr, subir e descer escadas, sentar numa cadeira, agachar e ajoelhar normalmente. Limitações da amplitude de movimentos do joelho podem causar dor, prejudicar a função articular e predispor a lesões. A goniometria avalia os dois principais movimentos do joelho: flexão e extensão. O exame goniométrico do joelho é realizado pelo médico ortopedista especialista em joelho e também pelos fisioterapeutas. Na fisioterapia a goniometria é muito importante e é usada para mensurar os ganhos da amplitude de movimentos durante os programas de reabilitação. Desequilíbrios entre os músculos do joelho, artrose, traumatismos e cirurgias, por exemplo, podem comprometer a flexibilidade e os movimentos do joelho.

GONIÔMETRO

Goniômetro é o instrumento usado para mensurar a amplitude dos movimentos de uma articulação. Trata-se de um dispositivo que tem dois braços articulados. Um dos braços é estacionário e o outro braço é móvel. O goniômetro é posicionado em pontos específicos na lateral da articulação com o seu centro alinhado com o centro articular. A amplitude do movimento articular, medida em graus, pode ser verificada em marcas no dispositivo que são semelhantes a um transferidor.

GONIOMETRIA JOELHO

TIPOS DE GONIÔMETRO

Um goniômetro tradicional é um instrumento bastante simples. Geralmente é feito de plástico transparente. O goniômetro usado para goniometria do joelho deve ser do tamanho grande. Existem ainda goniômetros digitais e, mais recentemente, aplicativos para smartphones com a função de goniômetro.

GONIOMETRIA NO EXAME FÍSICO

Durante o exame físico do joelho o médico ortopedista faz a medida da amplitude dos movimentos articulares com o auxílio do goniômetro. O paciente deverá estar em decúbito dorsal na maca de exames. O braço fixo do goniômetro é alinhado com a diáfise do fêmur e o braço móvel com a diáfise da tíbia. O centro da articulação do goniômetro deve ser posicionado de modo a coincidir com o centro da articulação femorotibial. O joelho deverá ser fletido e estendido totalmente para a mensuração da amplitude de movimentos do joelho, que deverá ser verificada diretamente no goniômetro.