
EMBOLIZAÇÃO DA ARTÉRIA GENICULAR
Embolização da artéria genicular é um procedimento médico minimamente invasivo para diminuir a dor do joelho com artrose. A dor crônica da artrose do joelho é uma das condições que mais limita a qualidade de vida de uma pessoa no mundo moderno. Seja por desgaste natural, lesões esportivas ou sequelas de traumatismos, milhões de pessoas enfrentam diariamente o dilema entre viver à base de medicamentos anti-inflamatórios ou encarar uma cirurgia de grande porte, como a cirurgia de prótese de joelho. Mas existem algumas opções para evitar a cirurgia. A embolização da artéria genicular é um tratamento inovador, minimamente invasivo e altamente eficaz, que pode ser uma alternativa para o tratamento da dor no joelho provocada pela artrose, sem necessidade de cortes ou internações prolongadas. O procedimento pode ser associado a outros tratamentos como a infiltração intra-articular de ácido hialurônico e a subcondroplastia.
EMBOLIZAÇÃO DA ARTÉRIA GENICULAR
Embolização da artéria genicular ( EAG ) é um procedimento médico da radiologia intervencionista que visa diminuir a dor em pacientes com dor crônica no joelho, normalmente causada pela artrose. Diferente das abordagens tradicionais que focam na cartilagem, a EAG atua no sistema vascular que alimenta o processo inflamatório que provoca a dor. Estudos demonstraram que um joelho com artrose desenvolve uma rede de vasos sanguíneos anormais ( neovascularização ). Junto com esses vasos, crescem novos nervos sensoriais que transmitem sinais de dor persistente ao cérebro. A embolização arterial interrompe esse ciclo ao bloquear seletivamente esses microvasos doentes que alimentam o processo inflamatório da artrose.
COMO O PROCEDIMENTO É REALIZADO?
A tecnologia atual permite que a embolização da artéria genicular seja realizada de forma ambulatorial, com alta hospitalar no mesmo dia. Sob sedação leve e anestesia local, o médico introduz um microcateter através de uma pequena punção na virilha. Utilizando equipamentos de raios-X de alta resolução e inteligência artificial, o especialista navega até as artérias geniculares que irrigam a cápsula articular do joelho. Micropartículas esféricas, do tamanho de grãos de areia, são liberadas para obstruir apenas os vasos inflamados, preservando a circulação saudável do restante da perna. O cateter é removido, e o paciente pode caminhar pouco tempo depois.

INDICAÇÕES
A embolia da artéria genicular é um procedimento indicado para pacientes em que a fisioterapia e as infiltrações de ácido hialurônico no joelho não fazem mais efeito, em pacientes que ainda não têm idade para realizar a cirurgia de prótese de joelho. O procedimento é também indicado para pacientes que não querem e/ou não podem ser submetidos à cirurgia de prótese.
VANTAGENS
As principais vantagens da embolização da artéria genicular são: procedimento sem cortes nem cicatrizes, recuperação acelerada ( 48 a 72 horas ), redução drástica da ingestão de medicamentos e resultados duradouros.
EMBOLIZAÇÃO EVITA A CIRURGIA DE PRÓTESE?
A embolização da artéria genicular não cura a artrose porque o desgaste da cartilagem é irreversível. O procedimento pode ajudar a diminuir a dor e a inflamação causadas pela artrose, permitindo o adiamento da cirurgia de prótese por muitos anos e, em alguns casos, até mesmo evitar a cirurgia se o paciente mantiver um estilo de vida saudável, cuidar do peso corporal, fortalecer os músculos do joelho e continuar as aplicações de ácido hialurônico.