ENCURTAMENTO MUSCULAR NO JOELHO

ENCURTAMENTO MUSCULAR NO JOELHO

Encurtamento muscular no joelho é a redução da elasticidade e do comprimento funcional dos músculos ao redor da articulação. Ao contrário do que o nome pode sugerir, o músculo encurtado não encolhe fisicamente, mas suas fibras e o tecido conjuntivo ao seu redor tornam-se rígidos e perdem a capacidade de se esticarem totalmente. O encurtamento muscular no joelho limita a amplitude de movimento da articulação, provocando sintomas como dificuldade para esticar totalmente a perna ou uma rigidez incômoda no joelho após passar muito tempo sentado.

ENCURTAMENTO MUSCULAR NO JOELHO

Encurtamento muscular no joelho acontece quando os músculos do joelho permanecem em um estado de tensão ou contração constante, resultando na perda da capacidade de se alongarem totalmente. A consequência é a limitação da amplitude de movimentos da articulação. O encurtamento muscular no joelho afeta os músculos ao redor da articulação: quadríceps femoral, isquiotibiais e gastrocnêmios. O quadríceps femoral é o músculo da região anterior da articulação. Quando encurtado, pode causar pressão excessiva sobre a patela. Os isquiotibiais são os músculos posteriores do joelho. Quando encurtados, impedem a extensão total do joelho. Os gastrocnêmios são músculos da panturrilha. Quando encurtados, podem influenciar na biomecânica do joelho durante a caminhada.

CAUSAS DO ENCURTAMENTO MUSCULAR NO JOELHO

O corpo humano é econômico e se adapta rapidamente às posições que você mais utiliza nas suas atividades do dia a dia. As principais causas de encurtamento dos músculos do joelho são: sedentarismo, má postura, falta de alongamento, treinamento desequilibrado, envelhecimento e lesões prévias. Passar muito tempo numa mesma posição, como sentado, faz com que os músculos se acostumem à posição. A falta de exercícios de alongamento faz com que as fibras musculares percam sua maleabilidade natural. Treinos desequilibrados, como focar apenas em ganhar força muscular, sem compensar com alongamentos, pode tornar os músculos excessivamente densos e encurtados. O envelhecimento diminui a elasticidade muscular porque, com o passar dos anos, os músculos naturalmente perdem colágeno e água. Lesões musculares e cirurgias prévias podem gerar cicatrizes fibróticas nos músculos que limitam a sua contratura e seu alongamento.

ENCURTAMENTO MUSCULAR JOELHO

SINTOMAS

Na maioria das vezes é difícil notar o encurtamento muscular no joelho porque ele costuma ser silencioso e assintomático, sendo percebido somente quando surgem dores na região da articulação. Os sintomas mais comuns de que existe encurtamento muscular envolvendo os músculos do joelho são: dor na frente e atrás do joelho, dificuldade para esticar totalmente a perna, dor na região lombar, sensação de que o joelho está rígido ou travado e alterações na marcha.

CONSEQUÊNCIAS PARA A ARTICULAÇÃO

Ignorar o encurtamento dos músculos do joelho pode levar a problemas graves. A falta de flexibilidade altera a biomecânica do joelho, aumentando a pressão entre os ossos que se articulam. Condromalácia patelar, tendinites e artrose são as patologias que mais se desenvolvem no joelho cujos músculos estão encurtados.

TRATAMENTO E PREVENÇÃO

O encurtamento dos músculos do joelho é totalmente reversível na maioria dos casos através de exercícios físicos específicos e direcionados. Fisioterapia, liberação miofascial, alongamentos, fortalecimento equilibrado e ergometria são as formas de se corrigir e também evitar o encurtamento muscular no joelho. O encurtamento dos músculos do joelho é uma condição bastante comum na vida moderna, e que exige atenção para evitar lesões degenerativas na articulação.