
APLICAÇÃO DE COLÁGENO NO JOELHO
Aplicação de colágeno no joelho é uma dúvida bastante comum entre pacientes que têm algum problema na cartilagem dessa articulação. Só que, na prática, não existe aplicação de colágeno no joelho como forma terapêutica para o tratamento de problemas articulares. Trata-se de uma confusão comum: muitas pessoas acabam confundindo colágeno com ácido hialurônico. O colágeno é uma proteína importante para a estrutura e integridade da cartilagem do joelho, mas não existe a aplicação de colágeno diretamente na articulação como forma de tratamento. A substância que é aplicada no joelho com problemas na cartilagem é o ácido hialurônico. O procedimento de aplicar ácido hialurônico no joelho é chamado de viscossuplementação.
APLICAÇÃO DE COLÁGENO NO JOELHO
A aplicação de colágeno no joelho não existe como forma de tratamento na medicina. O que é realmente aplicado no joelho com problemas na cartilagem, como artrose, condromalácia patelar e condropatias, é o ácido hialurônico. Nos últimos anos, muitos pacientes que enfrentam problemas na cartilagem do joelho têm buscado alternativas não cirúrgicas para aliviar a dor e melhorar a função da articulação. Um dos tratamentos com melhores resultados para esses problemas da cartilagem do joelho é a aplicação intra-articular de medicamentos à base de ácido hialurônico, e não colágeno, como muitos pensam. Essa confusão de trocar colágeno por ácido hialurônico é muito comum e acontece por simples falta de conhecimento sobre os tratamentos para o joelho que fazem uso de infiltrações. Vou esclarecer para você esse equívoco comum.
COLÁGENO
Colágeno é uma proteína estrutural que compõe grande parte dos tecidos do corpo humano, incluindo pele, ossos, tendões, ligamentos e cartilagens. Ele é responsável pela firmeza, elasticidade e resistência dessas estruturas. O colágeno é a proteína mais abundante no nosso corpo. Cerca de metade das fibras que compõem a cartilagem do joelho é formada por colágeno. No entanto, a aplicação direta de colágeno no joelho não é um procedimento comum, nem é um tratamento indicado para condições que envolvem a degradação da cartilagem.
ÁCIDO HIALURÔNICO
O ácido hialurônico é uma substância que existe naturalmente no corpo humano, especialmente nas articulações, onde faz parte da composição do líquido sinovial. O líquido sinovial é o líquido lubrificante natural das nossas articulações. Trata-se de um líquido de alta viscosidade. Essa alta viscosidade se deve ao ácido hialurônico na sua composição. Um excelente tratamento para as patologias da cartilagem do joelho é a aplicação intra-articular de medicamentos à base de ácido hialurônico. Esse procedimento médico é chamado de viscossuplementação. A viscossuplementação é indicada para aumentar a viscosidade do líquido sinovial, melhorar a lubrificação da articulação, diminuir a inflamação, aliviar a dor e melhorar a mobilidade articular do joelho que apresenta doenças envolvendo a cartilagem.
POR QUE A CONFUSÃO ENTRE COLÁGENO E ÁCIDO HIALURÔNICO?
A confusão entre colágeno e ácido hialurônico ocorre porque ambos estão relacionados à saúde das articulações e desempenham papéis importantes na estrutura e funcionamento dessas áreas do nosso corpo. No entanto, eles têm funções e aplicações distintas. O colágeno é responsável pela integridade da estrutura das articulações e tecidos, mas não tem a função de lubrificar ou de deixar o líquido sinovial mais viscoso. Já o ácido hialurônico atua como como um lubrificante dentro da articulação e a sua aplicação no joelho é um dos melhores tratamentos na atualidade para os problemas condrais.
ESPECIALISTA
Pacientes com problemas na cartilagem do joelho devem consultar um médico ortopedista especialista em joelho. Um dos tratamentos disponíveis e que oferece bons resultados no tratamento das condições que envolvem a cartilagem do joelho é a viscossuplementação, que é a aplicação de ácido hialurônico diretamente no espaço articular. É uma alternativa valiosa à cirurgia na maioria dos casos.