OSTEOMALÁCIA

Osteomalácia é uma doença do metabolismo ósseo que acomete pessoas adultas. A doença é caracterizada pela mineralização deficiente da matriz óssea. Essa deficiência resulta no amolecimento dos ossos do corpo. Dor nos ossos e fraturas espontâneas são os principais sintomas de osteomalácia.

OSTEOMALÁCIA

Osteomalácia é a doença do metabolismo ósseo que resulta em ossos amolecidos. A osteomalácia é uma doença que acomete pacientes adultos. Na osteomalácia a mineralização da matriz óssea é deficiente. Os ossos do corpo que são menos rígidos e menos fortes tendem a dobrar e fraturar no paciente com osteomalácia. A causa mais comum de osteomalácia é a deficiência de vitamina D. A deficiência pode ser causada pela falta de ingestão de alimentos ricos em vitamina D ou pela falta de exposição da pele ao sol. Outras causas de osteomalácia são: cirurgias intestinais, doença celíaca, alterações hepáticas e renais e uso contínuo de medicamentos como fenitoína e fenobarbital. Idosos, pessoas acamadas e pacientes hospitalizados são muito suscetíveis a desenvolver osteomalácia. Cálcio e fósforo são os dois principais minerais encontrados nos nossos ossos. Osteomalácia e raquitismo são doenças semelhantes. Osteomalácia acomete adultos e raquitismo acomete crianças.

Os sintomas mais comuns de osteomalácia são: fraturas espontâneas que acontecem sem traumatismo, dor nos ossos, enfraquecimento muscular, dormência ao redor da boca, dormência nos membros superiores e inferiores e, eventualmente, espasmos musculares. Dor nos joelhos e nos quadris é uma queixa comum dos pacientes com osteomalácia, principalmente os mais idosos.

O diagnóstico da osteomalácia é difícil de ser feito porque os sintomas da doença são bastante inespecíficos e ela não é uma doença comum. O diagnóstico da doença pode ser feito com um exame de sangue. São dosados no exame os níveis de cálcio, fósforo, vitamina D, fosfatase alcalina e paratormônio. Paratormônio é um hormônio produzido pelas glândulas paratireoides. O paratormônio é o hormônio que regula os níveis de cálcio e fósforo no nosso organismo.

O tratamento da osteomalácia consiste em se tratar a sua causa. Como a causa mais comum é a carência de vitamina D, a simples exposição ao sol e a reposição da vitamina D deficiente corrigem o problema. Suplementos minerais também são prescritos. Outras causas de osteomalácia devem ser tratadas conforme a sua natureza.

RAQUITISMO

Raquitismo é a doença metabólica dos ossos que acomete as crianças. A doença também é caracterizada pela mineralização deficiente dos ossos. O problema é que essa mineralização deficiente acontece em ossos que estão se desenvolvendo, ou seja, em pacientes pequenos que ainda estão em fase de crescimento. Por esse motivo a doença afeta tanto a cortical óssea como as placas de crescimento. As principais consequências do raquitismo são problemas no crescimento e também deformidades esqueléticas. Crianças raquíticas apresentam atraso no crescimento, atraso no desenvolvimento motor, atraso no fechamento das fontanelas cranianas ( moleiras ), ossos longos arqueados e com extremidades alargadas e deformidades da coluna vertebral.