LESÕES DO JOELHO NO SURFE

LESÕES DO JOELHO NO SURFE

O surfe é um esporte praticado no mundo inteiro e por pessoas de todas as idades. É um esporte relativamente seguro para os surfistas em geral, mas apresenta um número significativo de lesões nos surfistas profissionais. O atleta profissional de surfe se arrisca em manobras mais radicais, pega ondas maiores e/ou procura lugares onde surfar é mais difícil.

ESTATÍSTICA DA WSL

A Liga Mundial de Surfe ( WSL – World Surf League ) fez um levantamento das lesões sofridas pelos atletas profissionais nos últimos anos. O levantamento mostrou um número significativo de lesões nos joelhos nos surfistas competitivos de alto nível.

LESÕES NO JOELHO

A lesão mais comum no joelho de surfistas profissionais é a rotura do ligamento colateral medial ( LCM ). Em segundo lugar está a lesão do menisco medial e em terceiro lugar a rotura do ligamento cruzado anterior. Dor patelofemoral e neurite do nervo safeno também foram reportadas.

JOELHO É VULNERÁVEL

O estudo da WSL identificou que o joelho está relativamente vulnerável às lesões no surfe e que os praticantes do esporte devem se dedicar ao trabalho de alongamento e reforço da musculatura dos membros inferiores para minimizar a gravidade das lesões. Um bom trabalho de propriocepção também é importante.

ESPECIALISTA

O surfista deve consultar um MÉDICO ORTOPEDISTA ESPECIALISTA EM JOELHO sempre que sentir algum desconforto ou dor nos seus joelhos.

WhatsApp
(41) 98824-3384