JOELHO ALTO

JOELHO ALTO

Joelho alto é um tipo de exercício físico que consiste em se elevar os joelhos o mais alto possível e rapidamente ao mesmo tempo em que se simula uma corrida sem sair do lugar. O joelho alto é excelente para fazer o aquecimento muscular antes de iniciar uma corrida. Joelho alto faz parte de muitos protocolos de treinamento intervalado de alta intensidade. É também um exercício comum nas aulas de educação física das crianças.

JOELHO ALTO

Joelho alto é um exercício físico que aparenta ser simples, mas é um exercício cardiovascular e muscular de alta intensidade. Sem sair do lugar, como se estivesse correndo, o exercício é feito elevando-se os joelhos o mais alto possível e rapidamente. Os movimentos do joelho alto fortalecem os músculos dos membros inferiores ao mesmo tempo em que disparam o bombeamento de sangue pelo coração. O joelho alto é um excelente exercício para o aquecimento de corredores antes do início das corridas. Quanto mais alto se levantar os joelhos e quanto mais rápido se executar os movimentos, mais intenso é o exercício.

CARDIOVASCULAR

Joelho alto é um ótimo treino cardiovascular. Os movimentos podem ser começados lentamente e a velocidade e a altura dos joelhos aumentar à medida em que o treinamento progride. A frequência cardíaca com esse tipo de exercício aumenta rapidamente. Exercícios cardiovasculares são os exercícios físicos que usam os grandes grupos musculares do corpo e que demandam grande consumo de oxigênio e energia pelo sistema cardiovascular. Os exercícios cardiovasculares trazem muitos benefícios para o organismo. Os exercícios cardiovasculares estimulam a função cardíaca e respiratória. O Colégio Americano de Medicina do Esporte define como exercício cardiovascular aquele que usa os grandes grupos musculares do corpo por, pelo menos, 30 minutos. Exercícios cardiovasculares ativam o metabolismo aeróbio, que utiliza mais gordura como fonte de energia. Por esse motivo os exercícios cardiovasculares ajudam na diminuição do peso corporal e também no controle da glicose no sangue. A frequência cardíaca pode ser usada para se medir a intensidade de um exercício físico. Para a maioria das pessoas, o coração bate entre 60 e 100 vezes por minuto durante o repouso. A frequência cardíaca aumenta durante a prática de exercícios físicos. Quanto mais intenso o exercício, mais alta é a frequência de batimentos do coração. Existe uma zona de frequência cardíaca onde os exercícios queimam gordura como fonte de energia. Essa zona de frequência cardíaca é de cerca de 70% da frequência cardíaca máxima. A frequência cardíaca máxima de uma pessoa pode ser determinada pela subtração da idade de 220.

MÚSCULOS

Quase todos os músculos dos membros inferiores são requisitados quando se faz o joelho alto. Quadríceps, isquiotibiais e até mesmo os músculos da pelve, do abdome e do tórax são trabalhados quando se faz o joelho alto. Quanto mais alto se eleva os joelhos, mais os músculos centrais são solicitados. Todos os músculos trabalhados acabam se fortalecendo.

OUTROS BENEFÍCIOS

Além dos benefícios cardiovasculares e musculares, o joelho alto apresenta também alguns outros benefícios. Um deles é não precisar de equipamentos para fazer os exercícios. Outro benefício é a possibilidade de fazer os exercícios em casa e num espaço pequeno. Não há necessidade de se deslocar até uma academia e usar aparelhos, halteres, kettlebells ou bolas medicinais para fazer o joelho alto! Pessoas com lesões no joelho podem não poder fazer exercícios de agachamento. Algumas dessas pessoas podem compensar isso substituindo os agachamentos pelo joelho alto.

LONGEVIDADE

Estudos científicos comprovaram que as pessoas que têm os músculos dos membros inferiores fortes vivem mais e têm menos doenças. Manter a musculatura do joelho fortalecida é uma maneira inteligente de viver mais e sem doenças. Fazer exercícios elevando os joelhos ajuda no fortalecimento muscular dos membros inferiores.

ESPECIALISTAS

Exercícios para fortalecimento muscular e exercícios cardiovasculares devem ser feitos sob supervisão e/ou orientação profissional. Educadores físicos e fisioterapeutas são os profissionais indicados para acompanhar toda pessoa que deseja fazer exercícios físicos. Um cardiologista deve ser consultado antes de se iniciar qualquer exercício cardiovascular intenso.