DOR NO JOELHO E EXERCÍCIOS

DOR NO JOELHO DURANTE EXERCÍCIOS

Dor no joelho é uma queixa comum de pessoas que fazem exercícios físicos. O joelho é uma articulação complexa formada por ossos, cartilagem, meniscos, tendões, ligamentos e músculos que trabalham em harmonia durante os movimentos da articulação. Qualquer sobrecarga ou lesão em um desses elementos pode provocar dor no joelho durante a prática de exercícios. Além disso, muitas atividades físicas envolvem correr, pular, girar e curvar-se, sobrecarregando os joelhos com impactos e/ou tensões que podem causar dor durante os movimentos. Essas dores são mais frequentes nos joelhos daqueles que praticam atividades físicas apenas nos finais de semana. Muitos são sedentários e não estão preparados para a prática mais intensa de exercícios.

SOBRECARGA E LESÃO

A dor no joelho durante qualquer atividade física pode ser resultado de uma sobrecarga e/ou de uma lesão. As lesões que afetam ligamentos, meniscos e a cartilagem tendem a aumentar com o passar do tempo se não forem diagnosticadas e tratadas precocemente.

ARTROSE

Pacientes com artrose no joelho devem fazer exercícios na água ou, se não for possível ir a uma piscina, fazer exercícios de baixo impacto usando a bicicleta ou o elíptico.

MOVIMENTOS CORRETOS

Exercícios feitos de forma incorreta podem provocar dor e/ou lesões nos joelhos. Nesses casos a orientação de um educador físico ou fisioterapeuta é muito importante para aprender as técnicas corretas de fazer exercícios sem se machucar.

ESPECIALISTA

Consultar um médico ortopedista especialista em joelho é obrigatório em casos de dor persistente no joelho durante a prática de qualquer tipo de exercício físico.

WhatsApp
(41) 98824-3384
Cadastro
Agendamento