CURIOSIDADES SOBRE O JOELHO

CURIOSIDADES SOBRE O JOELHO

Os joelhos participam da maioria das nossas atividades diárias. Se você é uma pessoa que tem os joelhos sadios, você os usa o dia todo, para todas as suas atividades, sem precisar lembrar que eles existem. Você só vai se lembrar de quem tem joelho se eles apresentarem algum desconforto ou dor, sinais que indicam que alguma coisa está errada com a articulação. Vou contar para você 10 curiosidades sobre a articulação do joelho que farão você entender melhor como ele funciona.

SOBRECARGA

O joelho é uma das articulações mais sobrecarregadas do nosso corpo. Devido às suas particularidades biomecânicas, o joelho suporta de 4 a 7 vezes, em média, o peso do seu corpo. Para manter a saúde dos seus joelhos é fundamental manter o seu peso corporal dentro da faixa de normalidade. Pessoas com sobrepeso ou obesas são mais propensas a desenvolver artrose nos joelhos.

AMORTECEDORES

Os joelhos absorvem boa parte dos impactos das suas atividades diárias. Caminhar, subir e descer escadas, correr e pular, por exemplo, podem ser ótimas formas de exercícios para o corpo, mas devem ser feitas com cuidado. São atividades que podem lesionar os joelhos.

BIOMETRIA

Todos nós temos patelas exclusivas! Impressões digitais, retinas e patelas são únicas em cada ser humano e podem ser usadas como biometria. A identificação de pessoas pela patela só não é rotineira porque exige um exame de ressonância magnética!

COMPLEXIDADE

O joelho é a articulação mais complexa do nosso corpo. A olho nu o joelho parece ser uma junta simples. Mas não é. A parte distal do fêmur, a patela e a parte proximal da tíbia são mantidas no lugar pela cápsula articular, tendões, ligamentos e músculos. Há ainda cartilagem revestindo os ossos e os meniscos. A biomecânica do joelho é extremamente complexa.

DIABETES

Quem tem diabetes tem mais propensão a ter lesões ou doenças no joelho. Pacientes com diabetes tipo II têm duas vezes mais chances de desenvolver artrose nos joelhos.

MÚSCULOS

O joelho depende da ação de 10 músculos para funcionar: quadríceps femoral ( vasto medial, vasto intermédio, vasto lateral e reto femoral ), isquiotibiais ( semitendíneo, semimembranáceo e bíceps femoral ), tensor da fáscia lata e gastrocnêmios ( gastrocnêmio medial e gastrocnêmio lateral ). O alongamento e fortalecimento desses músculos melhora a função articular do joelho.

EXERCÍCIOS

Exercícios físicos são fundamentais para manter a saúde dos joelhos. Longos períodos de inatividade tornam os tecidos moles fracos e tensos. Deve-se tomar cuidado com exercícios de alto impacto ou muito repetitivos, que podem provocar lesões.

CALÇADOS

Usar sapatos errados pode machucar os joelhos. Escolher os sapatos corretos é importante para proteger os joelhos, quer você tenha artrose, seja um corredor de longa distância, jogue futebol ou trabalhe o dia todo de pé.

AQUECIMENTO E ALONGAMENTO

Aquecimento e alongamento antes de qualquer atividade física podem prevenir lesões nos joelhos.

BEBÊS

Os bebês nascem sem as patelas! Núcleos de cartilagem surgem na frente dos joelhos e se ossificam, durante o crescimento, para formar as patelas.

WhatsApp
(41) 98824-3384
Cadastro
Agendamento