SUBIR E DESCER ESCADAS COM ARTROSE NO JOELHO

Subir e descer escadas pode ser trabalhoso e doloroso para quem tem artrose nos joelhos. Morar numa casa com vários andares ou num apartamento sem elevador pode ser motivo de sofrimento no dia a dia. Alguns pacientes com artrose no joelho evitam usar escadas ou chegam a se mudar para uma nova casa por causa das dores nos joelhos ao subir e descer escadas. Subir e descer escadas força mais os joelhos do que caminhar devido à forma como o peso corporal é transferido de uma articulação para a outra na passagem pelos degraus. Foi identificado que a dor no joelho ao usar escadas é o primeiro sintoma da artrose no joelho.

ESCADAS

Existem maneiras simples de ajustar a mecânica do corpo para colocar menos pressão nos joelhos com artrose quando se sobe ou desce uma escada. É possível tornar o uso de escadas mais fácil para os pacientes com joelhos artrósicos, sem necessidade do paciente abandonar sua casa. Siga as estratégias a seguir para tornar o uso das escadas na sua casa mais fácil e menos doloroso para os seus joelhos.

PERNA MAIS FORTE

Ao subir escadas o primeiro passo deve ser dado com a perna mais forte e ao descer escadas o primeiro passo deve ser dado com a perna mais fraca.

CORRIMÃO

Sempre use o corrimão ao subir ou descer escadas. Todas as escadas da sua casa devem ter corrimãos.

PÉ NO DEGRAU

Ao dar os passos na escada, coloque toda a planta do pé no degrau. O pé inteiro deve ser colocado no degrau em cada passo.

BOLSA OU MOCHILA

Se tiver que usar a escada para carregar coisas, dê preferência para acomodar essas coisas numa mochila ou bolsa de carteiro. Você deve ter as duas mãos livres para segurar no corrimão. Evite usar sacolas, por exemplo.

ATIVIDADES FÍSICAS

Praticar atividades físicas regularmente é importante para diminuir a dor e aumentar a amplitude dos movimentos do joelho com artrose. Hidroginástica, bicicleta e elíptico ajudam a manter os joelhos artrósicos fortes, o que vai facilitar o uso das escadas dentro de casa.

ELEVADOR DE ESCADA

ELEVADOR

A instalação de um elevador em casa pode facilitar bastante a vida do paciente com artrose nos joelhos. Existem elevadores especiais que são instalados ao lado do corrimão da escada.

CALÇADO

Usar sempre calçados com solado não escorregadio ao subir e descer escadas. Fitas adesivas antiderrapantes podem ser colocadas em todos os degraus da escada para maior segurança.