DOR NO JOELHO E DIABETES

Diabetes pode causar dor nos joelhos.  Ambos os tipos de diabetes – diabetes I e diabetes II – podem causar vários problemas de saúde se os níveis de glicose no sangue não forem mantidos sob controle. Um desses problemas pode ser dor nas articulações. A articulação mais afetada é o joelho. Dor no joelho pode levar à diminuição da mobilidade articular e outros problemas.

NEUROPATIA

O diabetes pode contribuir para o desenvolvimento de dor no joelho ao causar dano nos nervos periféricos ( neuropatia diabética ), sendo mais comum o acometimento dos nervos sensitivos dos membros inferiores. A neuropatia diabética pode se apresentar de diversas formas. Alguns pacientes diabéticos desenvolvem um quadro de dor nos joelhos. É uma dor diferente da artrite ou da artrose e a dor alivia com o uso de antidepressivos e anticonvulsivantes. Nesses casos os antiinflamatórios não têm efeito analgésico.

DIABETES E ARTRITE REUMATÓIDE

Diabetes não causa artrite reumatóide, mas parece haver uma correlação entre as duas patologias, uma vez que ambas são doenças autoimunes onde o corpo ataca a si mesmo. No diabetes tipo I o sistema imunológico ataca as células pancreáticas que produzem a insulina. Na artrite reumatóide o sistema imunológico produz anticorpos que causam inflamação e destruição das articulações. Pacientes com predisposição genética para uma dessas patologias têm grande possibilidade de desenvolver a outra. O diabetes tipo I é considerado um fator de risco para o paciente desenvolver artrite reumatóide.

ARTROSE NOS JOELHOS

Pacientes com diabetes tipo II têm uma alta incidência de artrose nos joelhos. Estudos mostraram que o diabetes não causa artrose, mas pacientes diabéticos tipo II com mais de 55 anos de idade costumam estar com o seu peso bem acima do que seria o ideal ( sobrepeso ou obesidade ), um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento da artrose nos joelhos.