
CIRURGIA PLÁSTICA NO JOELHO
Cirurgia plástica no joelho vem ganhando destaque entre os procedimentos estéticos e reparadores voltados para a região das pernas. Com as modernas técnicas da cirurgia plástica é possível melhorar significativamente a aparência dos joelhos corrigindo imperfeições, reduzindo a flacidez, diminuindo acúmulos de gordura e atenuando cicatrizes. A cirurgia plástica no joelho pode melhorar o aspecto dos membros inferiores, principalmente para as mulheres que desejam se sentir mais bonitas e confiantes quando usam roupas que deixam os joelhos à mostra. Muitas mulheres deixam de usar roupas mais curtas por vergonha de mostrar os seus joelhos.
CIRURGIA PLÁSTICA NO JOELHO
Cirurgia plástica no joelho pode ser indicada tanto para fins reparadores quanto para fins estéticos. Do ponto de vista da cirurgia reparadora a cirurgia plástica pode corrigir cicatrizes, lesões traumáticas da pele e deformidades congênitas para melhorar a mobilidade articular, a simetria e a autoestima do paciente. Do ponto de vista da cirurgia estética a cirurgia plástica pode corrigir a flacidez da pele, o excesso de pele e o acúmulo de gordura localizada na região do joelho. Esses fatores são causados pelo envelhecimento natural, grandes perdas de peso ou predisposição genética. Joelhos com aspecto feio costumam incomodar muito os pacientes, principalmente as mulheres.
PRINCIPAIS PROCEDIMENTOS
Vários são os procedimentos da cirurgia plástica que podem ser indicados para os joelhos. Os mais comuns são: lifting crural anterior, lipoaspiração, lipoenxertia e o tratamento de cicatrizes e queloides. No lifting crural anterior, ou lifting de joelho, o cirurgião retira o excesso de pele e reposiciona os tecidos da região anterior do joelho, promovendo um aspecto mais firme e rejuvenescido. Na lipoaspiração o cirurgião remove acúmulos localizados de gordura para redefinir o contorno da área. Na lipoenxertia o cirurgião utiliza gordura retirada de outras partes do corpo para preencher depressões e assimetrias no joelho. No tratamento de cicatrizes e queloides o cirurgião utiliza técnicas cirúrgicas para suavizar marcas deixadas por traumatismos ou cirurgias anteriores. O cirurgião plástico pode associar mais de um procedimento no joelho, dependendo do caso e dos objetivos de cada paciente.

RESULTADOS E BENEFÍCIOS
Os resultados de uma cirurgia plástica no joelho geralmente são bastante satisfatórios, proporcionando um aspecto mais bonito, um contorno mais harmonioso dos joelhos e das pernas, melhora da autoestima do paciente e maior liberdade para se vestir e deixar os joelhos à mostra. Com as técnicas cirúrgicas modernas, que geralmente são minimamente invasivas, as cicatrizes da cirurgia plástica são bastante discretas.
AUTOESTIMA
A autoestima do paciente após uma cirurgia plástica na região da articulação do joelho costuma aumentar bastante, principalmente quando os resultados correspondem ou superam as expectativas, há melhora evidente da mobilidade e da função articular, o paciente pode expor os joelhos sem preocupações e cicatrizes feias antigas desaparecem ou são bastante suavizadas. Embora o joelho seja uma região do corpo que não é tradicionalmente associada à estética corporal, como rosto e abdome, imperfeições no joelho podem afetar bastante a forma como a pessoa se vê e se sente. Uma cirurgia que melhore o contorno, o aspecto ou a simetria dos joelhos pode aumentar a satisfação do paciente com a sua própria imagem.
RECUPERAÇÃO CIRÚRGICA
Para garantir bons resultados, o paciente submetido à cirurgia plástica no joelho precisa seguir as orientações do médico cirurgião e tomar alguns cuidados. Repouso, uso de meias compressivas, sessões para drenagem linfática e fisioterapia são os cuidados mais comuns após esse tipo de intervenção cirúrgica. O tempo de recuperação de uma cirurgia plástica na região do joelho costuma variar de 4 a 8 semanas, em média. As orientações do cirurgião plástico deverão ser seguidas à risca pelo paciente.
ESPECIALISTA
Pacientes que precisam de cirurgia reparadora ou estética do joelho devem consultar um cirurgião plástico. Muitas vezes os procedimentos indicados pelo cirurgião plástico são feitos conjuntamente com um ortopedista especialista em joelho.