
10 COMPLICAÇÕES DA CIRURGIA DE PRÓTESE DE JOELHO
A artrose é uma doença que ainda não tem cura conhecida. Todos os tratamentos existentes são paliativos porque não regeneram a cartilagem que se desgastou. A cirurgia de prótese de joelho ( artroplastia ) é um excelente tratamento para os pacientes que apresentam artrose em estágio avançado e dor constante, que não diminui mais com os outros tratamentos menos agressivos. A cirurgia, por ser de grande porte, apresenta uma incidência de complicações relativamente alta quando comparada com procedimentos menos agressivos. Abaixo listamos as 10 complicações mais comuns:
RIGIDEZ ARTICULAR
A amplitude de movimento da articulação diminui significativamente depois da cirurgia. O joelho deixa de dobrar ou esticar como era antes da cirurgia.
TROMBOSE VENOSA PROFUNDA
Formação de coágulos nas veias profundas da perna.
EMBOLIA PULMONAR
Bloqueio das artérias pulmonares devido a coágulos que se desprenderam de veias profundas dos membros inferiores.
PROBLEMAS DE CICATRIZAÇÃO
Pacientes diabéticos e fumantes, por exemplo, podem ter problemas de cicatrização da pele depois da cirurgia.
SOLTURA DOS IMPLANTES
Os implantes podem se desprender dos ossos onde foram fixados. A soltura da prótese de joelho pode acontecer por diversas causas, inclusive infecção.
QUEBRA DOS IMPLANTES
Os implantes podem se quebrar devido a um traumatismo, como uma queda, ou devido à baixa qualidade do material.
INFECÇÃO
A contaminação, normalmente por bactérias, pode acontecer durante a cirurgia ou depois, quando bactérias na corrente sanguínea do paciente atingem os implantes no joelho.
DISTROFIA SIMPÁTICO-REFLEXA
Também conhecida como algodistrofia, distrofia de Sudeck ou causalgia. É caracterizada pela presença de dor e inchaço em toda a perna.
LESÃO NEUROVASCULAR
Nervos e vasos podem ser lesionado durante a cirurgia.
DOR PERSISTENTE
Alguns pacientes continuam com dor depois da cirurgia de prótese de joelho.