NEURITE SAFENA

NEURITE SAFENA

Neurite safena é a patologia causada pela compressão e/ou inflamação do nervo safeno ou seus ramos na região medial do joelho. A neurite safena é também chamada de nevrite safena ou gonalgia parestésica. Trata-se de uma causa não muito comum de dor no joelho e, por esse motivo, o diagnóstico correto acaba não sendo feito na maioria das vezes. A presença concomitante de outras patologias mais comuns, como a artrose, pode dificultar o diagnóstico da neuropatia safena como causa principal da dor no joelho referida pelo paciente.

NEURITE SAFENA

O nervo safeno, ramo sensorial terminal do nervo femoral, pode sofrer compressão e/ou lesão e provocar dor no joelho. A compressão mais comum acontece no canal adutor ( canal de Hunter ) ou no ramo infrapatelar na região do côndilo femoral medial. Fisiculturistas que tiveram rápida hipertrofia dos músculos da coxa, por exemplo, podem desenvolver neurite safena. As lesões mais comuns acontecem por traumatismos diretos ou cirurgias na face medial do joelho. Pacientes que sofreram uma contusão no trajeto do nervo ou passaram recentemente por cirurgia de varizes ou artroplastia do joelho podem desenvolver neurite do nervo safeno.

ERROS DE DIAGNÓSTICO

O conhecimento da patologia é importante porque a neurite safena pode simular várias patologias do joelho e da panturrilha como lesão meniscal, lesões musculares, tendinite da pata de ganso e artrose. Existe ainda a possibilidade da neurite estar associada a outros problemas do joelho. A neurite safena, quando não diagnosticada, pode comprometer o resultado do tratamento do quadro de dor no joelho do paciente. Um exemplo comum da falha do diagnóstico da neuropatia são os atletas com diagnóstico de condromalácia patelar que nunca melhoram com os tratamentos para a condropatia.

NEURITE DO NERVO SAFENO

DOR

A característica clínica da neurite safena é a alodinia ao longo do trajeto do nervo. O paciente com neurite do nervo safeno sente uma dor contínua, imprecisa, na parte interna do joelho, seguindo o trajeto do nervo safeno nessa região. Muitos pacientes se queixam da sensação de choque elétrico ou queimação. Dormência e formigamento podem estar presentes na região cutânea da perna inervada pelo nervo safeno. A dor costuma ser localizada na parte medial do joelho, na região da interlinha articular, mas pode também se irradiar para a coxa proximalmente ou para a panturrilha distalmente. Usar escadas, fazer caminhadas prolongadas e ficar muito tempo sentado costumam piorar a dor.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico da neurite safena é difícil porque ela é desconhecida da maioria dos médicos e pode levar a um diagnóstico errado, principalmente quando os exames mostram a presença de outras patologias que provocam quadro clínico semelhante. O sinal de Tinel positivo pode sugerir a presença da neurite. Para se fazer o diagnóstico é necessário injetar um anestésico local no ponto mais doloroso, indicado pelo paciente, no trajeto do nervo safeno. O diagnóstico da neurite safena é confirmado quando a dor no joelho desaparece logo após a aplicação da anestesia local.

TRATAMENTO DA NEURITE SAFENA

TRATAMENTO

O tratamento da neurite safena costuma ser conservador. O objetivo é provocar a dessensibilização do nervo safeno. Massagens com creme de capsaicina e gabapentina por via oral ajudam na diminuição da dor. Um infiltração pode ser feita com medicamentos anestésicos e/ou corticóides para bloquear a condução nervosa temporariamente e diminuir a inflamação na região do nervo. Congelamento e radiofrequência também podem ser usados para o bloqueio da condução nervosa. Casos que não apresentam melhora com o tratamento conservador podem precisar de cirurgia para neurólise ou neurectomia, mas o tratamento cirúrgico raramente é necessário.