JOELHO TREMENDO SOZINHO

JOELHO TREMENDO SOZINHO

A contração involuntária dos músculos do joelho não é um sintoma muito comum. Contrações involuntárias e ocasionais dos músculos do joelho, ou de qualquer outra parte do corpo, são normais. A anormalidade acontece quando os espasmos musculares se tornam frequentes. Essa condição pode ter várias causas. Fadiga e tensão muscular são as causas mais comuns, mas contrações involuntárias frequentes também podem ser um sinal de um problema médico subjacente.

JOELHO CONTRAINDO SOZINHO

Contrações musculares involuntárias e frequentes do joelho podem ser causadas por diversas condições médicas. Além da fadiga e da tensão muscular, que são as causas mais comuns, desidratação, deficiência de vitaminas, efeitos colaterais de drogas, excesso de estimulantes, esclerose lateral amiotrófica e doenças autoimunes podem causar contrações musculares involuntárias que podem deixar o joelho parecer que está tremendo sozinho. A dor pode estar associada, em alguns casos, à tremedeira do joelho.

DESIDRATAÇÃO

A maioria das pessoas não bebe água suficiente durante o dia. Quando a desidratação é agravada os níveis de eletrólitos, como potássio e cálcio, podem ficar muito baixos. Essa condição resulta em espasmos musculares involuntários. O joelho pode tremer sozinho por causa da desidratação. Isso acontece, por exemplo, após atividades físicas intensas. Manter o corpo hidratado, principalmente durante a prática de exercícios físicos, é muito importante para manutenção da saúde. A água de coco é um excelente hidratante para os praticantes de atividades físicas.

DEFICIÊNCIA DE VITAMINAS

Espasmos musculares podem ser resultado da falta de vitaminas na dieta. A deficiência das vitaminas D, B6 e B12 são causas conhecidas que podem levar o joelho a ficar tremendo sozinho. As deficiências de vitaminas podem ser diagnosticadas com um exame de sangue.

EFEITOS COLATERAIS DE DROGAS

Os músculos do joelho podem se contrair involuntariamente como efeito colateral de alguns medicamentos como diuréticos, corticoesteróides e estrogênio. Pessoas que precisam tomar esses medicamentos continuamente podem precisar ajustar a dose deles se o efeito colateral de o joelho ficar tremendo se mostrar frequente.

JOELHO TREMENDO

ESTIMULANTES

O excesso de estimulantes pode fazer com que o joelho tenha contrações musculares sozinho. Uma overdose da cafeína ou de anfetaminas pode provocar contrações musculares involuntárias. Essa situação é grave e o paciente deve procurar atendimento médico imediato.

ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA

Espasmos musculares involuntários e cãibras podem ser um dos primeiros sinais de esclerose lateral amiotrófica, também conhecida como doença de Lou Gehrig. Trata-se de uma doença degenerativa do cérebro e da medula espinhal que pode provocar tremedeira no joelho.

DOENÇAS AUTOIMUNES

Algumas doenças autoimunes, como a neuromiotonia, também chamada de Síndrome de Isaac, podem ter como sintomas contrações musculares e espasmos que deixam o joelho tremendo sozinho.

ESPECIALISTA

Um médico ortopedista especialista em joelho deve ser consultado sempre que existir o sintoma de joelho tremendo sozinho. O especialista irá solicitar vários exames para diagnosticar a causa dos tremores involuntários.