ARTRITE REUMATÓIDE - DOR NO JOELHO

ARTRITE REUMATÓIDE E PRÓTESE DE JOELHO

A artrite reumatóide ( AR ) é uma doença que afeta cerca de 1% da população mundial. As mulheres são afetadas de 2 a 3 vezes mais do que os homens. A artrite reumatóide pode se desenvolver em pessoas de todas as idades, mas o mais comum é ela aparecer entre os 35 e 50 anos de idade. As primeiras articulações afetadas costumam ser as pequenas juntas dos dedos das mãos, mas qualquer junta do corpo pode ser afetada. O prognóstico da artrite reumatóide é totalmente imprevisível.

DOENÇA AUTOIMUNE

A artrite reumatóide é uma doença inflamatória autoimune, de causa ainda desconhecida, que pode afetar várias articulações do corpo. O sistema imunológico agride as partes moles das articulações, principalmente o tecido sinovial, que é o tecido especializado que reveste as paredes internas das juntas e é responsável pela produção do líquido sinovial.

JOELHO

O joelho, quando afetado pela artrite reumatóide, costuma ficar inchado, quente, vermelho e bastante dolorido. É comum a rigidez no período da manhã, após o paciente acordar, que pode durar até 1 hora. Algumas pessoas reclamam de fraqueza e cansaço, mais comuns no início da tarde. Os movimentos articulares ficam diminuídos por causa da dor e da inflamação. Com o passar do tempo a articulação vai sendo destruída, com degeneração dos ligamentos e da cartilagem, resultando em deformidade progressiva e limitação importante da mobilidade.

O diagnóstico da artrite reumatóide é feito com radiografias das articulações comprometidas, exame de sangue e análise laboratorial do líquido sinovial.

O tratamento da artrite reumatóide no joelho costuma ser feito pelo médico reumatologista, que prescreverá os medicamentos para o controle da doença. Exercícios físicos são importantes. Infiltrações articulares nos joelhos podem diminuir o processo inflamatório e a dor. A cirurgia de prótese de joelho ( artroplastia ) pode ser indicada nos casos onde a articulação está severamente comprometida.

ARTRITE REUMATÓIDE E PRÓTESE DE JOELHO

PRÓTESE DE JOELHO

A cirurgia de prótese de joelho é muito efetiva no tratamento da artrite reumatóide que compromete os joelhos. A cirurgia proporciona aos pacientes uma importante redução da dor e, consequentemente, uma melhora muito significativa na qualidade de vida. Os pacientes com severo comprometimento dos joelhos pela artrite reumatóide costumam ser de 10 a 20 anos mais jovens do que os pacientes que desenvolvem o mesmo comprometimento articular devido à artrose. A cirurgia de artroplastia pode ser indicada para pacientes com artrite reumatóide já aos 40 anos de idade.

COMPLICAÇÕES DA CIRURGIA

Pacientes com artrite reumatóide têm de 2 a 3 vezes mais chances de desenvolver infecção após a cirurgia de artroplastia do joelho do que outros pacientes. Devido ao uso crônico de corticoides e imunossupressores, há também comprometimento da cicatrização no local da cirurgia. Por outro lado, o risco de trombose venosa profunda e embolia pulmonar é mais baixo nos pacientes com artrite reumatóide.