ORIENTAÇÕES PARA CIRURGIA DE ARTROSCOPIA

REPOUSO

Você deverá manter um repouso relativo no período pós-operatório. Evite ficar muito tempo em pé, fazer esforços, usar escadas, agachar, ajoelhar e/ou andar muito. É normal que inche um pouco e que possa haver uma leve dor, principalmente nos primeiros dias. Hematomas e equimoses, eventualmente, poderão aparecer. Mesmo com o uso de medicamentos algum desconforto poderá existir, algumas vezes por várias semanas, no período em que as estruturas estarão cicatrizando. Procure ficar mais tempo deitado e com as pernas elevadas. Aguarde orientações para poder voltar a dirigir, trabalhar e fazer exercícios físicos. Movimentos de flexão e extensão do joelho podem ser feitos várias vezes ao dia. Faça também movimentos com os pés, várias vezes durante o dia, para trabalhar os músculos das panturrilhas e melhorar a circulação do sangue nas pernas.

MEDICAMENTOS

Tome os medicamentos conforme prescritos na receita que você recebeu. Eles servem para aliviar a dor, diminuir o inchaço e fazer com que a sua recuperação seja mais rápida.

MEIAS COMPRESSIVAS

As meias compressivas devem ser usadas por 10 dias, nas duas pernas, podendo ser retiradas para tomar banho, à noite para dormir e durante as sessões de fisioterapia, a critério do seu fisioterapeuta.

CURATIVOS

Vinte e quatro horas depois da alta hospitalar você deve retirar o enfaixamento, as gazes e as fitas Micropore® da pele, deixando os pontos expostos. Pode tomar banho e molhar os pontos. Evite esfregar o local com a esponja de banho ou com a toalha porque os pontos poderão se soltar. Depois do banho seque os pontos com ar quente de um secador de cabelos para retirar a umidade. Depois de bem secos, cubra os pontos com Band-Aid® para evitar a sua exposição e o atrito com a meia e a roupa. Mantenha os pontos sempre cobertos. Não passe nada sobre as incisões, como pomadas, pó secante, Merthiolate®, Povidine®, etc… O banho em piscina ou mar, para sua segurança, será permitido depois da retirada dos pontos, quando a pele nos locais das incisões estiver totalmente cicatrizada. Verifique o dia e horário para a retirada dos pontos no check-list pré-operatório.

GELO

Compressas de gelo ajudam a diminuir a dor e evitam que o joelho inche muito. Deverão ser feitas por 30 minutos, de 4 a 6 vezes ao dia, por pelo menos 10 dias. Coloque sempre uma pequena toalha entre a bolsa de gelo e a pele.

FISIOTERAPIA

As sessões de fisioterapia são muito importantes e aceleram a cicatrização e a sua recuperação. Faça todas as sessões solicitadas. O dia para começar a fisioterapia está no check-list pré-operatório. O número total de sessões dependerá do seu caso e da sua evolução. Nos retornos de reavaliação você receberá novas orientações sobre as sessões de fisioterapia.

MULETAS

Não são todos os pacientes que precisam usar muletas depois da cirurgia. Use muletas apenas se você foi orientado para isso. As muletas axilares são as melhores. Ao andar, não solte o peso do corpo sobre o joelho operado. O joelho pode, porém, ser movimentado normalmente. Outras orientações serão dadas nas consultas de reavaliação.

CUIDADOS COM A CICATRIZ

Evite o sol diretamente sobre as cicatrizes por, pelo menos, 6 meses. Apesar de muito pequenas, elas poderão ficar marcadas com uma tonalidade diferente daquela da sua pele. Se tiver que se expor ao sol, passe sobre elas um filtro solar de alto fator de proteção contra os raios UV ou as cubra com Micropore®.

RETORNO

Evite transtornos agendando com antecedência o dia e o horário dos seus retornos. A data do primeiro retorno está no check-list pré-operatório. Nos retornos serão retirados os pontos, feitos curativos e dadas novas orientações. Não falte aos retornos porque eles são muito importantes.

WhatsApp
(41) 98824-3384