LESÕES DO JOELHO NO CROSSFIT

LESÕES DO JOELHO NO CROSSFIT

CrossFit é a marca registrada de um programa fitness criado por Greg Glassman. O objetivo do programa é desenvolver nos praticantes a força muscular e o condicionamento físico através de treinamentos intervalados de alta intensidade, levantamento de peso olímpico, ginástica, pliometria, calistenia, kettlebell e outros exercícios.

LESÕES NO JOELHO

A popularização do CrossFit no Brasil fez aumentar, nos consultórios de médicos ortopedistas especialistas em joelho, o número de pacientes jovens e adultos de meia-idade com lesões no joelho devido à prática da nova modalidade de exercícios. Lesões na cartilagem, meniscos e ligamento cruzado anterior são frequentes nos praticantes de CrossFit, sendo que as lesões meniscais são as mais comuns.

MENISCO

Exercícios de agachamento ou que provocam flexão extrema do joelho podem provocar o rompimento dos meniscos. Os pacientes costumam ouvir um estalido ou estouro atrás do joelho quando um menisco se rompe durante a prática do CrossFit. Muitas lesões precisam ser tratadas cirurgicamente.

CARTILAGEM

O excesso de estresse que alguns exercícios do CrossFit provocam nos joelhos podem causar lesões na cartilagem que, com o passar do tempo, irá evoluir para artrose. Artrose, como você sabe, é uma doença que ainda não tem cura conhecida e costuma causar grande sofrimento para os pacientes.

LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR

A rotura do ligamento cruzado anterior ( LCA ) durante a prática de CrossFit costuma acontecer durante os saltos nas caixas ou quando se está suportando peso com os ombros e se gira o corpo sobre o joelho estando o pé fixo ao chão. O tratamento da rotura do LCA é quase sempre cirúrgico.

É importante ter cuidado com a prática do CrossFit para evitar lesões nos joelhos, as quais podem comprometer e limitar a prática de exercícios físicos no futuro, bem como causar problemas que irão durar a vida inteira.

WhatsApp
(41) 98824-3384
Cadastro
Agendamento