ALTURA DO JOELHO

ALTURA DO JOELHO

Altura do joelho é uma medida antropométrica, correspondente ao comprimento da perna, que pode ser usada para diversas finalidades médicas. A estimativa da altura corporal de uma pessoa, a avaliação da discrepância no comprimento dos membros inferiores, o diagnóstico de distúrbios ósseos, a avaliação do estado nutricional e a análise das proporções dos segmentos corporais para a prática de esportes de alto rendimento são exemplos do uso da altura do joelho. Um instrumento chamado segmômetro é usado para a mensuração dessa medida.

ALTURA DO JOELHO

Altura do joelho é uma medida antropométrica. Antropometria é o estudo das medidas e dimensões corporais. As medidas antropométricas podem ser usadas para muitas finalidades. Peso, altura, espessura das dobras cutâneas, circunferências corporais, índice de massa corporal ( IMC ) e diâmetros ósseos são exemplos medidas antropométricas. As medidas antropométricas são coletadas durante uma avaliação antropométrica e são compiladas numa tabela de medidas antropométricas. A altura do joelho é uma importante medida antropométrica. Ela corresponde ao comprimento da perna, ou seja, o comprimento do segmento que vai do joelho até o calcanhar de uma pessoa.

ALTURA JOELHO

SEGMÔMETRO

O segmômetro é um instrumento usado na avaliação antropométrica para medir o comprimento de segmentos corporais. Trata-se de uma trena métrica que permite a leitura da medida em ambos os lados de uma lâmina retrátil que possui ponteiras deslizantes.

MEDINDO A ALTURA DO JOELHO

A altura do joelho pode ser medida com o paciente sentado, deitado ou em pé. Com o paciente sentado ou deitado o membro inferior deve ser posicionado para que o joelho e o tornozelo fiquem ambos fletidos em ângulos de 90 graus. Com o paciente em pé o joelho fica estendido e o tornozelo fletido em 90 graus. A ponteira fixa do segmômetro é posicionada na parte inferior do pé, no calcanhar. A ponteira móvel é deslizada até ser posicionada na superfície anterior do joelho, logo acima da patela e entre os côndilos femorais. Com o paciente em pé o segmômetro pode ser substituído por um paquímetro antropométrico ( antropômetro ou régua antropométrica ) para a mensuração. A medida, para maior precisão, deve ser repetida por três vezes.