TIRA PATELAR PARA O JOELHO

TIRA PATELAR PARA O JOELHO

As tiras patelares são pequenas órteses, normalmente feitas em neoprene, que são colocadas no joelho para a prática de esportes. Elas fazem compressão na região do tendão patelar, na frente do joelho.

DOR NO JOELHO

Os fabricantes indicam o seu uso nos casos de tendinite patelar ou para alívio da dor na região anterior do joelho durante a prática de esportes. Segundo divulgam, a compressão do tendão patelar relaxaria a tração no tendão e menos força acabaria sendo aplicada nele. Além disso, diminuiria a inflamação no tendão, melhoraria o alinhamento da patela e diminuiria os ruídos do tendão patelar inflamado.

LESÃO PODE SE AGRAVAR

Do ponto de vista biomecânico do joelho e, em particular, da articulação patelofemoral, o uso da tira patelar não traz benefício algum. Ela pode, inclusive, agravar uma lesão existente. A compressão da região inflamada realmente parece diminuir a dor no local, mas não resolve o problema da inflamação em si nem elimina a sua causa. Pelo contrário, a compressão do tendão pode ser um fator a mais para provocar ou agravar a inflamação no tendão. Ao diminuir a dor na região inflamada, o atleta passa a fazer esforços que não conseguiria sem o uso da tira patelar, agravando o processo flogístico.

TENDINITE PATELAR

O tratamento da tendinite patelar deve ser focado em eliminar a inflamação e as suas causas e não em mascarar os sintomas com o uso de órteses. Deve-se tomar muito cuidado com o uso dessas tiras. Um MÉDICO ORTOPEDISTA ESPECIALISTA EM JOELHO deverá sempre ser consultado.

WhatsApp
(41) 98824-3384