JOELHO TORTO NA INFÂNCIA

JOELHO TORTO NA INFÂNCIA

Com alguma frequência eu atendo no consultório pais que trazem seus filhos para avaliação dos joelhos. Segundo esses pais, seus filhos estariam com os joelhos tortos e eles têm medo de que essa deformidade aumente ainda mais com o crescimento da criança. Os pais também relatam que, por causa dos joelhos tortos, a criança cai muito porque, ao correr, ela bate um joelho no outro, se desequilibra e cai no chão. Você já ouviu essa estória, não é? Mas os pais podem ficar tranquilos. As verdadeiras deformidades envolvendo os joelhos em crianças são raras.

ALINHAMENTO DOS MEMBROS INFERIORES

Durante o desenvolvimento da criança, o alinhamento dos membros inferiores sofrerá algumas mudanças. Desde o recém-nascido até antes do término da infância vamos observar alterações nos eixos das pernas como parte normal do crescimento.

GENO VARO E GENO VALGO

Antes de explicar as modificações do alinhamento dos membros inferiores em crianças, eu quero ensinar para você dois termos médicos: GENO VALGO e GENO VARO. Geno valgo é o nome que damos quando as pernas parecem desviadas para fora, como um X. Os joelhos estão mais juntos e os tornozelos estão mais afastados. Geno varo é o contrário. As pernas parecem arqueadas. Os joelhos estão afastados e os tornozelos estão mais juntos. É a perna do cowboy.

GENO VALGO E GENO VARO

RECÉM-NASCIDOS E BEBÊS

Os recém-nascidos e os bebês apresentam geno varo, ou seja, as pernas dos bebês são arqueadas. Esse arqueamento se deve ao pouco espaço que havia dentro do útero da mãe antes do nascimento.

1 ANO DE IDADE

Por volta de 1 ano de idade, quando a criança começa a andar, ela ainda apresenta as pernas arqueadas, mas num grau menor do que quando nasceram.

2 ANOS DE IDADE

Por volta dos 2 anos de idade as pernas ficam alinhadas.

3 AOS 4 ANOS DE IDADE

Depois dos 2 anos de idade as pernas invertem o alinhamento. Elas parecem entortar para fora, ficando parecidas com um X. Isso vai aumentando até os 4 anos de idade. É nessa fase que os pais ficam aflitos porque o valgismo pode chegar até 15 graus.

4 AOS 7 ANOS DE IDADE

Dos 4 aos 7 anos o valgismo irá regredir. Aos 7 anos de idade as pernas atingem a angulação definitiva, que é de 5 graus de valgismo nos meninos e 7 graus de valgismo nas meninas.

ESPECIALISTA

Em caso de dúvidas, principalmente se observarem deformidades ou assimetrias nos membros inferiores, os pais devem levar seus filhos para avaliação com um MÉDICO ORTOPEDISTA ESPECIALISTA EM JOELHO.

WhatsApp
(41) 98824-3384