JOELHEIRA MAGNÉTICA

JOELHEIRAS MAGNÉTICAS NÃO FUNCIONAM

Existem várias propagandas na internet divulgando joelheiras magnéticas. Segundo as propagandas, essas joelheiras tiram a dor e podem curar doenças do joelho como artrite reumatóide, tendinites, bursites, condromalácia e artrose. Algumas propagandas chegam a citar médicos japoneses que indicam o uso das tais joelheiras. Muitos pacientes me perguntam sobre a efetividade dessas joelheiras e, como você já deve desconfiar, elas não servem para nada. Aliás, servem para uma coisa: dar muito lucro para os espertalhões que as vendem! Pessoas com doenças incuráveis, como a artrose, são vítimas fáceis para esses vendedores porque elas acreditam em milagres ou respostas mágicas para a cura do seu problema. Se o uso de tais joelheiras funcionasse, os médicos já estariam indicando para os seus pacientes!

MAGNETOTERAPIA

A magnetoterapia ( mesmerismo ) é uma prática pseudocientífica, inventada pelo médico alemão Franz Anton Mesmer, por volta de 1.775, e até hoje muito utilizada por charlatões, que envolve a utilização de campos magnéticos de imãs aplicados sobre o corpo para o tratamento de diversas doenças. Os “especialistas” dizem que a aplicação de campos magnetostáticos produzidos por imãs é benéfica para a saúde. No entanto, não há evidências científicas que provem a existência de quaisquer efeitos físicos ou biológicos ou de qualquer influência que os campos magnéticos de imãs possam ter sobre a nossa saúde.

MAGNETISMO

SANGUE

A hemoglobina, proteína dentro das hemácias que transporta o oxigênio no nosso sangue, é levemente diamagnética quando está desoxigenada e paramagnética quando está ligada ao oxigênio. Estudos mostraram que o campo magnético dos imãs, usados na magnetoterapia, é muito pequeno para provocar qualquer efeito perceptível na corrente sanguínea, tecidos, ossos ou órgãos do nosso corpo. Campos estáticos de até 1 Tesla não têm qualquer efeito no nosso organismo. Nem com campos magnéticos muito mais fortes, como aqueles usados nos equipamentos de ressonância magnética, foram observadas alterações perceptíveis nos tecidos do nosso corpo.

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

Se os princípios da magnetoterapia fossem reais e o nosso corpo fosse afetado por imãs, seria impossível fazer o exame de ressonância magnética porque o campo magnético dos mais modernos equipamentos já chega a 10,5 Tesla!

EQUILÍBRIO ENERGÉTICO

“Especialistas” em “medicina alternativa” alegam que os imãs são capazes de restaurar o equilíbrio eletromagnético do corpo. A existência do tal equilíbrio ou desequilíbrio nunca foi apoiada por evidências científicas.

ESTUDOS

Nos últimos anos foram realizados vários estudos para investigar se os campos magnéticos estáticos têm algum efeito sobre a saúde do ser humano. As alegações sobre os supostos benefícios terapêuticos da magnetoretapia, como a cura das doenças do joelho, por exemplo, são implausíveis e não são apoiadas por quaisquer estudos sérios. Uma revisão sistemática sobre o assunto, feita em 2.008, não encontrou quaisquer evidências que permitam afirmar que a magnetoterapia é eficaz no alívio de qualquer tipo de dor. Outra revisão de 2.012 também não encontrou quaisquer evidências de eficácia no tratamento da artrose. As afirmações de que as joelheiras magnéticas aliviam a dor são falsas e se desconhece qualquer estudo sério que tenha comprovado os efeitos que os fabricantes afirmam. O NCCIH ( National Center for Complementary and Integrative Health ) afirma que OS ESTUDOS FEITOS SOBRE A JOELHEIRA MAGNÉTICA NÃO DEMONSTRARAM A EXISTÊNCIA DE QUAISQUER EFEITOS SOBRE A DOR, FUNÇÃO DOS NERVOS, CRESCIMENTO CELULAR OU CORRENTE SANGUÍNEA.

WhatsApp
(41) 98824-3384
Cadastro
Agendamento