CORRER FAZ BEM PARA OS JOELHOS

CORRER FAZ BEM PARA OS JOELHOS

Correr faz bem ou mal para os joelhos? Essa é uma dúvida comum entre os corredores. Vários estudos mostraram que CORRER FAZ BEM PARA OS JOELHOS e que os benefícios da corrida superam eventuais riscos que possam existir. A prática contínua de exercícios físicos parece proteger os joelhos. Mas isso vale apenas para joelhos saudáveis. Joelhos lesionados podem ter as lesões pioradas com a corrida.

ARTROSE

Um estudo feito na Universidade de Stanford, avaliando pessoas que corriam há mais de 10 anos e há menos de 20 anos, concluiu que nenhuma delas teve alguma lesão importante nos joelhos devido à prática da corrida. O resultado do estudo surpreendeu os pesquisadores, já que a hipótese do estudo era que a corrida, por ser uma atividade de impacto e repetição, poderia aumentar a incidência de artrose nos joelhos depois de anos de sua prática. O resultado foi que o grupo controle – aqueles que não corriam – tinham mais artrose nos joelhos do que aqueles que faziam corridas rotineiramente.

FORTALECIMENTO DA CARTILAGEM

O estudo concluiu que os ciclos de carga e descarga sobre o joelho, durante a corrida, ajudam a cartilagem a ficar mais forte. Além disso, há melhora da circulação intra-articular do líquido sinovial, promovendo melhor nutrição dos condrócitos e melhor lubrificação articular.

LESÕES

As exceções ficaram por conta de uma pequena porcentagem de corredores que sabiam que tinham lesões nos joelhos e, sem tratamento médico, continuaram correndo, piorando as lesões com o passar dos anos. Condromalácia, lesões meniscais e artrose foram os diagnósticos mais comum nesses corredores.

ACOMPANHAMENTO

É muito importante que o corredor seja assessorado por um educador físico. No caso de sentir algum desconforto ou dor no joelho, consultar um MÉDICO ORTOPEDISTA ESPECIALISTA EM JOELHO para ser avaliado e evitar o agravamento de uma possível lesão.

WhatsApp
(41) 98824-3384