INFILTRAÇÃO NO JOELHO ENGORDA?

INFILTRAÇÃO NO JOELHO ENGORDA?

Infiltração no joelho não engorda? Essa dúvida existe porque medicamentos corticóides são usados em algumas infiltrações no joelho. Ninguém quer tratar uma dor articular e acabar ganhando peso corporal. Medicamentos corticóides são potentes anti-inflamatórios que podem ser usados em aplicações no joelho. Corticóides engordam quando são tomados por via oral em altas doses e/ou por tempo prolongado. Mas quando aplicados diretamente na articulação do joelho as doses costumam ser pequenas e a frequência das aplicações costuma ser bastante espaçada. Uma infiltração de corticóide no joelho não engorda.

INFILTRAÇÃO NO JOELHO NÃO ENGORDA

Pode ficar tranquilo porque infiltrações no joelho não engordam! Também não causam celulite! Muitos pacientes ficam preocupados sobre a possibilidade de engordar após uma infiltração de corticóide no joelho. Os medicamentos corticóides são versões sintéticas do cortisol, um hormônio produzido pelas glândulas supra-renais. Esses medicamentos são potentes anti-inflamatórios. Corticóides tomados por via oral em altas doses e/ou por tempo prolongado fazem o paciente engordar. Pequenas doses e tratamentos que duram poucos períodos não costumam afetar o peso corporal. Uma única injeção intramuscular ou uma infiltração intra-articular de corticóide no joelho não fazem efeito algum sobre o peso corporal do paciente. Pacientes ortopédicos geralmente não precisam se preocupar com esse problema. O uso de medicamentos corticóides em aplicações no joelho costuma ser esporádico e sempre em pequenas doses. A dose de corticóide aplicada no joelho é baixa e tem efeito apenas local, embora uma mínima parte do medicamento injetado possa cair na corrente sanguínea ao ser absorvida pela membrana sinovial.

RETENÇÃO TEMPORÁRIA DE LÍQUIDOS

Alguns pacientes são mais sensíveis aos corticóides e podem notar uma leve retenção de líquidos nos primeiros dois ou três dias após o procedimento no joelho. Trata-se de um efeito passageiro que desaparece em alguns dias e raramente se reflete em ganho de peso corporal real que possa ser observado na balança.

MELHORA DO APETITE E DO BEM-ESTAR

A dor crônica no joelho consome muita energia e pode tirar o apetite de algumas pessoas. Após uma infiltração de corticóide no joelho, o alívio da dor costuma ser rápido. É comum que o paciente sem dor se sinta mais animado e recupere o prazer de comer. Se não houver cuidado com a ingestão calórica nesse período de alívio da dor, o ganho de peso pode ocorrer, mas por hábitos alimentares e não pelo medicamento que foi aplicado no joelho.

ESPECIALISTA

A infiltração de medicamentos corticóides no joelho deve ser feita por um médico ortopedista especialista em joelho. O procedimento é um dos tratamentos mais eficazes para o manejo da dor articular de origem inflamatória. Os riscos de efeitos sistêmicos como o ganho de peso corporal são extremamente baixos, praticamente desprezíveis. O benefício de voltar a andar sem dor supera, em muito, as mínimas chances de retenção de líquido temporária que raramente acontece em algumas pessoas mais sensíveis. Corticóides são medicamentos muito importantes e imprescindíveis no tratamento de várias condições médicas que afetam o joelho.