SENTAR ERRADO PODE MACHUCAR OS JOELHOS

SENTAR ERRADO PODE MACHUCAR OS JOELHOS

Ficar muito tempo sentado e/ou sentar de maneira errada pode machucar os joelhos. Poucas pessoas se atentam a isso, mas ficar sentado em uma posição errada ou ficar sentado por longos períodos de tempo pode comprometer a cartilagem da articulação entre a patela e o fêmur, provocando condromalácia ( primeiro estágio da doença artrose ). Muitas atividades exigem que a pessoa fique sentada por longos períodos de tempo. Trabalhadores de escritórios, motoristas, estudantes e telefonistas, por exemplo, ficam várias horas do dia sentados.

CONDROMALÁCIA

Ficar muito tempo sentado faz com que a patela, o osso móvel localizado na frente do joelho, fique imóvel e comprimida contra o fêmur. A consequência disso é o comprometimento da cartilagem que a reveste internamente. Com o passar do tempo a pessoa começa a sentir dor na região anterior do joelho e rangidos quando dobra e estica a perna. São os sintomas iniciais da condromalácia patelar. A cartilagem começou a se degenerar.

SENTAR DE MANEIRA ERRADA

ALAVANCA

O nosso joelho funciona como uma alavanca. À medida em que a perna é fletida, a força de compressão entre a patela e o fêmur aumenta significativamente. Flexões acima de 90 graus ou a hiperflexão sobrecarregam a articulação femoropatelar com cargas muito elevadas. Pior do que ficar muito tempo sentado é ficar muito tempo sentado com as pernas em uma posição errada ou inadequada como, por exemplo, quando se senta sobre a perna hiperfletida.

ALONGAMENTOS

Para quem fica muito tempo sentado é recomendável levantar de tempos em tempos para movimentar o joelho. Evite sentar com o joelho hiperfletido. Exercícios de alongamentos dos músculos dos membros inferiores são aconselhados.

WhatsApp
(41) 98824-3384
Cadastro
Agendamento