DOR NO JOELHO QUANDO MUDA O TEMPO

DOR NO JOELHO QUANDO MUDA O TEMPO

Você, com certeza, já ouviu falar de pessoas que sentem dores nas articulações quando o tempo está para mudar, quer seja porque vai chover ou porque vai esfriar. Na região sul do Brasil esse fenômeno é bastante comum. O joelho, por ser a maior articulação do nosso corpo, é o local que parece ser mais afetado.

JOELHO DOENTE OU COM IMPLANTES

O joelho saudável normalmente é insensível às mudanças climáticas. O joelho que fica dolorido é aquele que já foi operado, que tem alguma doença ou tem implantes.

COMPROVAÇÃO CIENTÍFICA

A ciência comprovou que a existência dessas dores articulares é real. Além das articulações, das quais o joelho é o local mais acometido, outros locais no corpo onde existem implantes, locais de cirurgia com cicatrizes ou locais onde houve fratura de um osso também são sensíveis a essas mudanças do tempo.

PRESSÃO ATMOSFÉRICA E TEMPERATURA

Os estudos demonstraram que grandes variações na pressão atmosférica ou quedas repentinas de temperatura provocam essas dores. Quando vais chover a pressão barométrica cai. Segundo os estudos, a queda na pressão atmosférica faz com que os tecidos se expandam. Uma pequena expansão tecidual numa articulação que está inflamada já é o suficiente para provocar a dor. Articulações maiores doem mais. Daí o motivo de o joelho ser o local mais sensível. Pessoas com artrite, artrose, condropatias e sinovites no joelho, por exemplo, percebem nitidamente a articulação mais sensível algumas horas antes de chover. Da mesma forma, quedas bruscas da temperatura provocam dores nas articulações. Novamente, as articulações maiores e com alguma patologia parecem ser mais sensíveis ao fenômeno. A explicação é o aumento da viscosidade do líquido sinovial, que dificulta a mobilidade articular, juntamente com a contração dos músculos ao redor da articulação devido ao frio. Em casos de frio intenso o corpo faz os músculos se contraírem e também provoca o fenômeno do tremor com a finalidade de aquecimento e preservação da temperatura corporal.

CURITIBA

Em Curitiba essas dores articulares são relativamente comuns porque grandes variações de temperatura costumam ocorrer durante todo o dia, além de estarmos na capital brasileira mais fria e mais alta em relação ao nível do mar.

SUA AVÓ ESTÁ CERTA!

Agora você já pode acreditar na sua avó quando ela disser que sabe que vai chover ou esfriar porque as suas juntas estão doendo.

WhatsApp
(41) 98824-3384