DICAS PARA PRESERVAR OS JOELHOS

DICAS PARA PRESERVAR OS JOELHOS

Um estudo feito pelo departamento de ortopedia da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, resultou em 5 DICAS PARA PRESERVAR OS JOELHOS em pessoas que fazem algum tipo de atividade física regular.

CUIDAR DO PESO

A dica mais importante para preservar os joelhos é cuidar do peso corporal. Para cada quilo que você ganha de peso no corpo, acrescente 4 ou 5 quilos a mais na carga que o seu joelho terá que suportar. É o efeito de alavanca que acontece quando o joelho é fletido. O peso do corpo é multiplicado nos joelhos. Para preservá-los é fundamental manter o peso corporal dentro da faixa de normalidade, ou seja, o Índice de Massa Corporal ( IMC ) não deve ser maior que 25.

FORTALECER OS MÚSCULOS DA COXA

Os músculos da coxa funcionam como amortecedores ao absorverem parte do impacto a que os joelhos são submetidos. Quanto mais fortes os músculos da coxa, melhor é esse efeito amortecedor, preservando os joelhos.

MANTER UM BOM ALONGAMENTO MUSCULAR

Sempre alongue os músculos dos membros inferiores antes e depois de fazer atividades físicas. Antes deve ser um alongamento leve, como parte do aquecimento. Depois deve ser um alongamento um pouco mais demorado. A musculatura aquecida é mais fácil de ser alongada.

USAR TÊNIS ADEQUADOS

Quando for fazer atividades, use sempre tênis de boas marcas, de qualidade superior e com bom sistema de amortecimento.

MANTER A BOA FORMA FÍSICA

Para fazer exercícios físicos vigorosos, o seu condicionamento físico precisa estar bom. Se você for fazer exercícios de impacto ou que exigem rotação do joelho ou movimentos de mudança brusca e rápida de direção, como futebol, basquetebol ou tênis, você precisa estar em boa forma física antes de começar. Falta de condicionamento físico e sobrepeso fazem a receita perfeita para lesionar o joelho.

WhatsApp
(41) 98824-3384