CONDROPLASTIA DO JOELHO

A condroplastia é o procedimento cirúrgico indicado para a regularização da cartilagem do joelho. Ela pode ser feita através da artroscopia. Irregularidades condrais podem ser causadas por traumatismos ou doenças. A condromalácia patelar e a artrose são as doenças que mais comumente produzem irregularidades na cartilagem do joelho.

CARTILAGEM

A cartilagem é o tecido branco e brilhante que recobre as extremidades ósseas dentro de uma articulação. O tecido cartilaginoso normal apresenta uma superfície bem lisa, permitindo o movimento articular entre os ossos com o mínimo de atrito. Irregularidades na cartilagem aumentam o atrito entre as superfícies que se articulam, promovendo mecanicamente o seu rápido desgaste. No joelho esse processo de desgaste costuma ser mais rápido e intenso porque a articulação suporta o peso do corpo.

LESÕES DA CARTILAGEM DO JOELHO

CONDROMALÁCIA E ARTROSE

A condromalácia patelar e a artrose são as doenças que mais produzem irregularidades na cartilagem. O processo degenerativo condral começa com fibrilações, que evoluem para fissuras superficiais, fissuras profundas e erosões. Na sua fase mais avançada o osso fica totalmente exposto.

CONDROPLASTIA

SHAVER E RADIOFREQUÊNCIA

A condroplastia é feita com dois equipamentos: shaver e radiofrequência. O shaver é um aparelho motorizado que remove mecanicamente e aspira a camada mais superficial da cartilagem que está fibrilada e degenerada. Com o equipamento de radiofrequência conseguimos regularizar a superfície da cartilagem sem contato. Usamos a radiofrequência depois do shaver para fazer o acabamento do processo de regularização condral. Os modernos equipamentos de radiofrequência são pulsáteis e a temperatura é controlada. Os resultados são excelentes.

ÁCIDO HIALURÔNICO

A viscossuplementação é indicada depois da condroplastia para proteção da cartilagem. Medicamentos de alta viscosidade, à base de ácido hialurônico, são aplicados diretamente no joelho.