COMPLICAÇÕES DA CIRURGIA DE PRÓTESE DE JOELHO

COMPLICAÇÕES DA CIRURGIA DE PRÓTESE DE JOELHO

A artroplastia, também conhecida como cirurgia de prótese de joelho, é o melhor tratamento para a artrose avançada em pacientes onde todos os outros tratamentos menos agressivos já foram tentados várias vezes e não funcionam mais. A cirurgia costuma ter bons resultados quando é bem indicada ( atende todos os critérios para sua indicação ) e todos os cuidados pré, trans e pós-operatórios são observados. Importante ressaltar que a cirurgia de prótese de joelho é o último recurso e deve ser evitada sempre que possível. São poucos os pacientes com artrose no joelho que precisarão realmente da cirurgia.

COMPLICAÇÕES

A cirurgia de prótese de joelho é uma cirurgia de grande porte feita, quase sempre, em pacientes idosos que, na sua maioria, já apresentam alguns problemas de saúde. A recuperação da cirurgia costuma levar alguns meses. Por esses motivos a incidência de intercorrências e complicações é relativamente comum. Os problemas mais comuns incluem problemas de cicatrização, sangramentos, trombose venosa profunda, infecção, rigidez articular e dor persistente. Em alguns casos as complicações são tão importantes que o paciente pode sentir saudades do seu joelho como ele era antes da cirurgia. Alguns estudos relatam uma taxa de insatisfação com a cirurgia que pode atingir até 20% dos pacientes submetidos ao procedimento.

EVITANDO PROBLEMAS

Algumas coisas precisam ser observadas pelo paciente antes de se decidir pela cirurgia de prótese de joelho. A cirurgia é realmente necessária? Existe alguma outra possibilidade de tratamento antes de se pensar em cirurgia? Não se deve aceitar a indicação de cirurgia do primeiro médico que for consultado. Consultas com outros especialistas devem ser feitas para se ouvir outras opiniões. Quando, depois de consultar alguns especialistas, a melhor opção for a cirurgia, o próximo passo é definir qual o melhor profissional para executar o procedimento, qual o melhor hospital e qual o melhor implante. Estudos feitos nos Estados Unidos mostraram que a cirurgia de artroplastia do joelho tem taxa maior de sucesso quando realizada por médicos experientes, em grandes cidades, em hospitais referenciados e usando implantes de última geração. Aqui no Brasil as recomendações equivalentes seriam as seguintes: cirurgia numa grande cidade, em hospital acreditado, com médico experiente nesse tipo de cirurgia e usando implantes importados e de última geração. Essas dicas parecem obvias mas, por incrível que pareça, são pouco observadas pelos pacientes.

WhatsApp
(41) 98824-3384
Cadastro
Agendamento