DOENÇA ARTROSE NO JOELHO

ARTROSE É A DOENÇA QUE MAIS AFETA O JOELHO

O joelho é a maior articulação do nosso corpo. Ele é formado por ossos, cartilagem, meniscos, ligamentos e cápsula articular. O líquido sinovial no seu interior é responsável pela lubrificação e nutrição da cartilagem. Os músculos e tendões ao redor do joelho são responsáveis pelos seus movimentos. Qualquer uma dessas estruturas pode apresentar problemas.

DISTÚRBIOS DO JOELHO

A maioria dos distúrbios que afetam o joelho provocam dor e dificuldade para andar. Problemas nos joelhos são relativamente comuns e afetam pessoas de todas as idades, podendo interferir diretamente em várias atividades, desde coisas simples como se levantar de uma cadeira e andar até atividades mais exigentes como a participação em esportes. O impacto na qualidade de vida pode ser bastante significativo.

ARTROSE NO JOELHO - INCAPACIDADE

ARTROSE

A doença mais comum que afeta o joelho é a artrose, que é o desgaste da cartilagem. Cartilagem é o tecido branco e brilhante que recobre os ossos dentro das nossas articulações. À medida que a cartilagem vai se degenerando, o joelho começa a doer e a inchar. O grande problema é que a cartilagem não se regenera, ou seja, a doença artrose ainda não tem cura conhecida. Muitos estudos estão em andamento no mundo todo e esperamos ter em breve novas possibilidades para o tratamento da artrose.

PREVENÇÃO

A artrose no joelho pode ser evitada mantendo o peso corporal dentro da faixa de normalidade, controlando o diabetes, fazendo atividades físicas de baixo impacto regularmente, evitando esportes de alto impacto e/ou traumatismos e dando atenção aos sinais iniciais da artrose: dor, crepitação articular e inchaço. Num estudo feito na Inglaterra, o primeiro sintoma de artrose relatado pelos entrevistados foi o de incômodo no joelho ao usar escadas, principalmente quando se desce a escada. Um médico especialista deve ser consultado assim que se perceba um desses sintomas.

ÁCIDO HIALURÔNICO

Atualmente a viscossuplementação de terceira geração tem sido considerada como um dos melhores tratamentos para a doença, retardando a sua evolução, diminuindo a dor e evitando a cirurgia de prótese de joelho. Injeções de medicamentos à base de ácido hialurônico são aplicadas no joelho com artrose.

WhatsApp
(41) 98824-3384
Cadastro
Agendamento